Resenha O homem e o mundo natural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social
Disciplina: Desenvolvimento e Meio Ambiente
Professor: Júlio César
Aluna: Maya Cardoso













O homem e o Mundo Natural
Keith Thomas, Ed. Companhia das LetrasFortaleza, 15 de janeiro de 2015.

O capítulo um, O Predomínio Humano, do livro O Homem e o Mundo Natural, fala do início da relação dos homens com os animais e anatureza. O autor inicia mostrando os pressupostos que fundamentaram para os ingleses no inicio da época moderna, o direito do homem a dominação dos animais e da natureza.
Segundo os pensadores, filósofose religiosos da época, todas as coisas existentes no mundo deviam se subordinar a vontade do homem, ou seja, todas as plantas e animais foram criados para servir ao homem. Eles utilizavam a bíblia eos valores cristãos para comprovar o direito do homem à dominação do mundo. A história de Adão e o Jardim do Édem, a história de Abrãao e outros personagens bíblicos eram usadas para mostrar Deus dandoao homem poder e direito sobre todo o planeta. Com passagens como: “Sustentai-vos de tudo que tem vida e movimento” de Gênesis. Assim a visão antropocêntrica é difundida na sociedade.
Até mesmo oshomens que maltratavam os animais sem necessidade aparente, apenas por sua vontade, se utilizavam desses argumentos evitando o estranhamento das outras pessoas.
A palavra bíblica era usada de acordocom os interesses humanos, pois quando reforçava a dominação do homem sobre todas as coisas, era tida como lei divina, mas no caso de haver alguma passagem que dissesse que o homem tinharesponsabilidade com a criação de Deus, onde o justo cuida da vida de seus animais, eram desconsideradas e tidas apenas como expressões metafóricas. O seu principal propósito era justificar o domínio do homem sobreas outras criaturas e colocar o homem e sua vontade como centro do mundo.
Era fundamental que existisse uma linha divisória nítida entre homens e animais, pois no início do período moderno esta...
tracking img