Resenha "o germinal"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Germinal” de Emile Zola se passa em uma mina de carvão na França, no século XIX, expõe a luta de classes, a exploração dos trabalhadores, as duras jornadas de trabalho, também questões econômicase políticas, neste as ideias socialistas de Karl Marx são citadas, sendo contra o capitalismo.
O filme inicia contando a história de Etienne, desempregado chega a mineradora em busca de trabalho,inicialmente não consegue a vaga, porém fica amigo de um senhor chamado Maheu e de sua família, este muito debilitado por conta das péssimas condições de trabalho e do tempo que trabalha na mina,arranja-lhe um serviço em decorrência da morte de uma mulher que trabalhava lá. Praticamente todos os membros da família de Maheu trabalham na mina, desde crianças, de gerações em gerações, pois quanto maispessoas trabalhando no local, mais conseguiam dinheiro para as necessidades básicas, pois os salários eram muito baixos. As condições e o ambiente de trabalho eram péssimos, havia constante exploraçãodos trabalhadores, além de ficar expostos a riscos diariamente ao descer as profundezas das minas. Etienne acaba apaixonando-se por Catherine, a filha mais velha de Maheu, esta já comprometida comChaval.
Naquele lugar a fome e a miséria eram comuns, por causa disso, as mulheres se endividavam em um armazém, onde o dono abusava delas, para pagarem suas dividas e conseguir crédito.
Um dos filhosde Maheu sai de casa, este convida Etienne para dividir as despesas, que passa a dormir na mesma cama com Catherine e uma de suas irmãs, Chaval decide tirar Catherine de casa para morar com ele, ondepassa a espancar constantemente por conta dos ciúmes que sente por Etienne, ocorrendo muitas brigas entre os mesmos. Outro dos filhos de Maheu sofre um grave acidente na mina, não podendo maistrabalhar e acaba envolvendo-se com a criminalidade.
Ocorre uma crise mundial de carvão, a mão de obra passa a ser ainda mais desvalorizada. Etienne inconformado com a situação dos mineiros começa a...
tracking img