Resenha: o futuro da humanidade (augusto cury)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURY, Augusto. O Futuro da Humanidade: A saga de Marco Pólo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. 240 p.

Nayara Araújo Torres[1]

Augusto Jorge Cury é psiquiatra, pesquisador e escritor de auto-ajuda brasileiro. É reconhecido em mais de 50 países por meio de seus livros. Dirigi a Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e outrosprofissionais.
Em sua obra “O Futuro da Humanidade”, Curry nos oferece uma leitura simples e fácil de ser compreendida, nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos, cabendo a nós leitores levantar diversas opiniões sobre as atitudes que tomamos muitas vezes errôneas e preconceituosas, em relação à vida humana.
O romance inicia-se dentro da faculdade de medicina, onde os calouros cheios deeuforia e expectativas tem sua primeira aula de anatomia, dia em que “[...] estranhas e belas imagens [...] revelam que por dentro os seres humanos sempre foram mais iguais do que imaginaram.” (CURY, 2005, p. 09). Dentre esses futuros médicos destaca-se Marco Polo, personagem principal do livro. Em sua primeira aula o jovem aluno deixa nítido o quão espantado fica com a frieza do professor eassistentes em relação aos corpos estudados. Marco levanta diversas perguntas sobre a vida daqueles cadáveres, porém além de ser zombado por seu professor e demais presentes, fica sem respostas. Abalado com aquela cena resolve investigar a história de um dos corpos, uma tarefa não muito fácil, pois a maioria era de mendigos e indigentes.
Em sua investigação faz a descoberta que um daqueles corpospossuía o apelido de “Poeta da Vida”, o qual tinha sido levado por um mendigo conhecido como Falcão. Essas informações o levaram as ruas da cidade a procura desse homem. Ao encontrar o andarilho, Marco Polo com muita dificuldade tentou se aproximar de Falcão. Depois de algumas visitas, o mendigo nota que o estudante não é como o restante dos jovens, ele sabe pensar sobre a real sociedade em quevivemos. Neste momento as diferenças entre eles não eram mais relevantes.
Com o surgimento de uma grande amizade entre Marco Polo e Falcão, começamos a indagar sobre os pensamentos filosóficos nos quais nos passam grandes lições sobre a vida. Levam-nos a perceber do que adianta termos a melhor roupa, o melhor carro, o melhor salário, se não conseguimos dar valor a um simples sorriso ou abraço. Emuma de suas conversas Falcão ressalta “[...] vocês crêem que a embalagem muda o valor do conteúdo.” (Idem, p. 25). Damos mais valor aos bens materiais do que a nós mesmos.
Juntos passaram momentos de alegrias e angustiantes, nos revelam o verdadeiro sentido do companheirismo, nos alertam como o sistema social nos transforma em pessoas preconceituosas e sem compaixão. Quantas vezes ao avistarmosum morador de rua atravessamos a calçada para evitar ser interrompidos com seus pedidos de ajuda? Quem nos garante que um daqueles homens ou mulheres não poderia ser mais um “Poeta da Vida” ou um Falcão? Somos injustos com a sociedade, com os seres humanos e até com nós mesmos ao negarmos o que se passa em nossa volta.
Em uma de suas conversas chega o momento tão esperado por Marco Polo, seuamigo Falcão revela a identidade do “Poeta da Vida”. O Poeta era um médico renomado e respeitado pela sociedade, tinha uma família a qual amava e se orgulhava muito. Porém numa viagem de carro o destino mudou seu rumo, perdera seus filhos e mulher ao fazer uma ultrapassagem não bem sucedida. Seu mundo havia sido desabado e como conseqüência passou a sofrer de depressão. A partir dai o jovem estudanteé estimulado a refletir sobre o comportamento da sociedade médica e ao mesmo tempo tenta modificá-la. Ele nos faz pensar sobre suas decepções com a forma que a medicina trata seus pacientes. “Muitos exames, muitos procedimentos, mas pouca sensibilidade para descobrir as causas emocionais e sociais.” (Idem, p. 108). A medicina quer revolucionar o mundo com suas novas fórmulas e métodos para curar...
tracking img