Resenha: o estranho poder das palavras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENA, Odenildo. Palavra, poder e ensino da língua-2. ed./ Odenildo sena.- Manaus: editora valer, 2001

A palavra tem um poder extraordinário. Alem de simbolizar uma referencia, oculta, por trásdessa associação, emoções, atitudes, humores e índole. Oculta interesses às vezes carregados de escrúpulos, outras vezes exageradamente sórdidos, ou estados de espírito em que as referencias ocorrem.Temos os tabus lingüísticos do passado em que o homem usa os elementos simbólicos para representar seus pensamentos e atuar como fator essencial no processo da comunicação que são tidos como permanentescausadores de espanto e ilusão. Os humanos usam muito as superstições que vem do passado, é como se, aparentemente, as pessoas estivessem livres dessas marcas, mas no intimo, acumulassem toda essatradição verbal, o que nos permite ver nas palavras uma enorme força conservadora a povoar nossa vida. E impossível nos libertarmos totalmente das amarras da nossa linguagem e das concepções que elarepresenta e de hábitos e superstições que ate hoje envolvem as palavras.
Temos também os tabus lingüísticos do presente, em que muitas das superstições em torno da palavra foram absorvidas pelo mundomoderno. Isso se evidencia através do medo, da vergonha, da inconveniência do seu uso. O curioso é que os tabus acabam por impor proibições não apenas a certas pessoas, animais ou coisas, mas,sobretudo, á palavra.
O medo é um dos fatores que provocam o tabu verbal. Por ter pavor de seres sobrenaturais e da morte as pessoas acabam tentando evitar seus nomes, por exemplo, quando uma pessoa morrecostumam dizer que essa pessoa “partiu para uma melhor” e etc. para algumas pessoas substituir os nomes causam menos impacto.
Há outra tendência humana que acaba sendo responsável por uma serie deoutros tabus verbais. Trata-se da preocupação de por questão de delicadeza, evitamos a referência direta a assuntos que nos soam de forma desagradável. Outro grupo de palavras que acaba tendo o seu...
tracking img