Resenha: o estágio supervisionado na formação do assistente social: desvendando significados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo de Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira, intitulado: O Estágio Supervisionado na Formação do Assistente Social: desvendando significados, traz um relevante estudo sobre o EstágioSupervisionado no âmbito da profissão de Serviço Social, esforçando-se a autora em explicitar que o mesmo deve estar baseado no processo de formação profissional, enquanto parte integrante, com destaquepara as questões advindas dessa relação específica. Tendo como referencia as diretrizes curriculares do curso de Serviço Social, enquanto uma atividade obrigatória no currículo, que se institui apartir da inserção do aluno no espaço sócio-ocupacional, visando assim, a capacitação para o exercício da profissão.
O Estágio Supervisionado que se acopla aos princípios educacionais, leva emconsideração também, os diferentes sujeitos e os papeis exercidos por eles, em um processo composto por diversos elementos, onde os mesmos se interligam. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado proporciona aoaluno estagiário estabelecer relações e aproximações com a realidade socialmente construída, tendo como mediação os fundamentos teórico-metodologicos do Serviço Social.
O processo de formaçãoprofissional sofre os constantes reflexos do contexto, da realidade social em que está inserido, necessitando dessa forma, de constante estudo, contextualização e reflexão acerca do próprio movimento históricoda sociedade e conseqüentemente da história da profissão de Serviço Social. Os ambientes institucionais de ensino de Serviço Social são diferenciados, assim como os conteúdos, conceito, as formas deinvestigação e intervenção na realidade, o que reflete diretamente na formação profissional dos Assistentes Sociais.
Dessa forma, não admite que a formação profissional se complete de formaconcomitante ao término do curso, mas sim, que ela é iniciada neste momento, pois a realidade em constante movimento exige dos profissionais um olhar vigilante e crítico, com uma capacitação permanente,...
tracking img