Resenha: “o enigma de kaspar hauser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Média e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA.
Campus Caxias.
Departamento de Química
Curso deLicenciatura Plena em Química
Disciplina Sociologia da Educação
Docente: Juciana Sampaio













Resenha: “O enigma de Kaspar Hauser”




Katiane Silva Barroso







Caxias– MA
2012

“O enigma de Kaspar Hauser”

O filme “O enigma de Kaspar Hauser”, retrata a história de um jovem que, mantido em cativeiro, mostrando-o sozinho, sentado, isolado, emitindo sons como deum animal, envolvendo um pano velho em um cavalo de brinquedo. Ele se encontra preso por um corrente, bebe água e come um pedaço de pão. É quando chega um homem vestido de preto, põe um banquinho à suafrente, entregando-lhe um papel e um lápis, forçando-o a escrever, mostrando assim que ele foi privado de quais quer convívio social e do mundo exterior, até que fora libertado em Nuremberg.
Semainda ter desenvolvido completamente os movimentos das pernas e da fala, o jovem identificado como Kaspar Hauser num bilhete que trazia consigo de origem anônima dirigida ao capitão de cavalaria dacidade. Kaspar deixado em uma praça retribuía os olhares curiosos dos moradores da região, com sua própria feição de espanto e estranheza diante daquilo que não estava habituado a ver, escutar, sentir eperceber.
Por não reagir frente a nenhuma espécie de estimulo Kaspar foi levado aos policiais e imputado segundo as normas legais por mais que não parecesse um vândalo.
Sendo ele diferente do meiosociocultural daquela região e época, foi ajudado por muitos, é o caso do guarda que o recebia em sua casa e que junto a sua família o ensinava a melhorar a sua linguagem, ter hábitos sociais básicos.Porém, Kaspar por não compreender as concepções que a sociedade esperava dele, isso porque lhe faltavam os processos sociais de aprendizagem necessários obtidos pelo visto com a socialização, foi...
tracking img