Resenha: o discurso do rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
The King's Speech (O Discurso do Rei); Direção: Tom Hooper; Intérpretes principais: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Boham Carter; Nome Original:The King´s Speech; Duração: 118 min; Ano: 2010; País: Reino Unido / Austrália; Classificação: 12 anos; Gênero: Drama.


O filme O discurso do rei começa com o príncipe da Inglaterra Albert (Colin Firth), tentando fazer um discurso para umestádio lotado em 1925, em que ele o faz com uma grande dificuldade, pois sofre de gagueira desde os quatro ou cinco anos de idade. Sua esposa Elizabeth (Helena Boham Carter) assisti a humilhação pública do marido que sofre ao não conseguir discursar sem gaguejar, resolve então mais uma vez procurar alguém que ajude a curar a gagueira de seu esposo.

Depois de várias tentativas frustradas emsua busca, Elizabeth encontra Lionel Logue (Geoffrey Rush), um fracassado ator australiano, porém um grande terapeuta que trata problemas na fala possui métodos terapêuticos pouco ortodoxos e controversos, que concorda em atender Albert desde que seja no conforto e segurança de seu consultório. Na primeira consulta, Lionel começa a chamar o príncipe, de Bertie (o que apenas a família de Albert ofaz), deixando claro que seria melhor para o tratamento dele que fossem tratados como iguais, ele não gosta nada da ideia, e quando Lionel o pediu que lesse um poema para provar que a gagueira é apenas uma parte sua, logo alega que não conseguirá, é o que acontece logo de início, porém Lionel aplica um de seus métodos e com sucesso prova a ele que a gagueira faz parte do seu subjetivo, o que acabainfluenciando inconscientemente o seu lado consciente.

Albert após ter retomado à esperança de que sua dicção poderá ser melhorada (depois de vários outros médicos terem tentado sem sucesso), mais uma vez decidi fazer um tratamento, agora tendo Lionel como seu “terapeuta da fala”, concorda em fazer os exercícios vocais e tudo o mais, desde que em troca Lionel não faça perguntas pessoais,nem entre em sua intimidade familiar, o que não ocorre de fato. Lionel aos poucos vai conquistando a amizade de Albert e assim conhecendo as razões que influenciaram a sua constante gagueira.

Um dos medos de Albert é que tenha que reinar, o que fica cada vez mais próximo quando seu pai o rei da Inglaterra George V (Michael Gambon) adoece, e seu irmão mais velho David (Guy Pearce) insistiem querer se casar com uma mulher divorciada o que não é permitido na realeza. Após a morte do rei George V, David assume o trono como previsto tornando-se o rei Edward VIII (rei da Inglaterra), porém não deixa a ideia de casar-se com uma divorciada e é em uma de suas festas que Elizabeth deixa claro o quanto desaprova essa união ao destratar a amada de David, pois caso ele leve isto adiante, seuesposo Albert terá que assumir o trono e mais do que ele próprio, ela não gosta nada da ideia.

Por causa das exigências de um reinado, de um modo totalmente egocêntrico David renuncia ao trono para poder assim casar-se, obrigando ao irmão Albert a suceder o seu lugar, agora conhecido como o rei George VI (o novo rei da Inglaterra), ele ultrapassa o seu medo e cumpri assim o seu dever desucessor. Porém, ao decorrer do filme Albert demonstra o quanto se senti inseguro em relação ao reinado, e apenas o apoio de Elizabeth e seu terapeuta o conforta.

Por fim, chega à hora de Albert fazer o discurso que ficou marcado na história da Inglaterra em que ele comunica ao seu povo que irão entrar em guerra contra a Alemanha, por causa das ações e decisões de Hitler. Acompanhado deLionel, Albert começa a discursar, hesitante no começo, porém ao começar o discurso ele aplica todos os exercícios que aprendera durante anos de terapia vocal, e assim discursa plenamente, tendo reconhecimento de sua nação do quão belo foi o modo como discursou, depois daquele discurso outros vieram é claro, e através de seus pronunciamentos o rei George VI (Albert) tornou-se o símbolo da...
tracking img