Resenha o capital financeiro rudolf hilferding

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA

O CAPITAL FINANCEIRO
DE RUDOLF HILFERDING – CAPÍTULO XIV

OS MONOPÓLIOS CAPITALISTAS E OS BANCOS
Segundo o autor, RudolfHilferding, a evolução da indústria capitalista produz desenvolvimento bancário e este impulsiona a realização da concentração capitalista, de forma mais acentuada, nos cartéis e trustes.
Cartel outruste é uma empresa de grande poder de capital e, nas relações de dependência entre empresas capitalistas, é o poder de capital que decide que empresa cairá na dependência de outra. A cartelização induzos bancos a entrarem em associação e se ampliarem, justamente para não ficar sob a dependência do cartel ou truste, portanto, a cartelização promove a união dos bancos e essa união fomenta acartelização.
Uma comunidade de interesses formada por industriais pode gerar uma união de bancos concorrentes, assim, as associações industriais atuam na ampliação da área industrial de um banco. Entretanto, ocartel já pressupõe um grande banco com condições de satisfazer o imenso crédito de circulação e de produção existente em toda uma área industrial. O cartel provoca, contudo, intensificação na relaçãobanco/indústria. Com a abolição da livre-concorrência, ocorre um aumento da taxa de lucro, que pode ser capitalizado e formar o lucro de fundador, que possui papel importante na realização do truste,primeiro por que sua consecução é importante para os bancos promoveram a monopolização, depois por que o lucro de fundador pode facilitar o aumento do cartel (forçando elementos a venderem suasfábricas mediante pagamento de um alto preço de compra).
A cartelização significa também maior segurança e uniformidade do rendimento das empresas cartelizadas, diminuição dos riscos de concorrência,aumento da cotação das empresas, maior lucro de fundador nas novas emissões, maior segurança para o capital aplicado nessas empresas_ permitindo aos bancos a extensão do crédito industrial e, assim,...
tracking img