Resenha o alto iluminismo e os subliteratos - robert darnton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ALTO ILUMINISMO E OS SUBLITERATOS
O filósofo que queria se dar bem no Le Monde do século XVIII pré-revolução, tinha que ter três virtudes: boa aparência, boas maneiras e um tio parisiense.
Osphilosophe viviam de pensões, das academias, do governo, dos cargos públicos, etc. “a ponto de um assistente ministerial anotar [...]: ‘Há certo perigo de o título de acadêmico tornar-se sinônimo depensionista do rei’”. Porém essas regalias eram permitidas somente aos escritores muito bem instalados em Le Monde, com boa aceitação, que defendessem o governo e que tivessem influências em Paris. Ossubliteratos em vão pediam tais pensões ao governo. Escritores “sadios” eram os que não faziam críticas ao sistema.
O governo subsidiava historiographes para escreverem volumes e volumes sobre ahistória da academia francesa no século XVIII, com o objetivo do Iluminismo, alcançado com sucesso, de conquistar a elite francesa. (p. 24) “Voltaire entendia que o Iluminismo devia começar com osgrands: uma vez conquistadas as camadas dominantes da sociedade, poderia ocupar-se das massas – mas zelando para que não aprendessem a ler”.
“Le monde” é a expressão do século XVIII equivalente àexpressão “ordem estabelecida”. A elite intelectual era erguida graças ao mecenato, e não de forma democrática. Voltaire apoiava esse sistema, pois se beneficiava dele, e exortava seus companheiros a tirarproveito disso, ao invés de desafiá-lo.
Com a morte dos primeiros do Iluminismo, como Voltaire e d’Alembert, o movimento ‘se domesticou’, se integrou aos padrões vigentes, e tornou praticamente nulo.Os grandes escritores não mais faziam o papel dos grandes de antes, porém havia ainda um “gume radical” no movimento. Este vinha de baixo, dos subliteratos que não acharam espaço para se encaixarem nosistema, e por isso, se revoltaram contra ele.
Os subliteratos fizeram da função de escritor um ofício, para desgosto do alto Iluminismo. Isto porque tinham que escrever para sobreviver. Para...
tracking img