Resenha M.I.FINLEY - História Antiga

850 palavras 4 páginas
RESENHA: FINLEY, Moses. “História Antiga; Testemunhos e Modelos”. São Paulo, Martins Fontes, 1994
Em sua primeira análise o autor destaca como a história passou ser mais bem compreendida a partir da escrita, e fez uma breve análise de como eram considerados os fatos arqueológicos.
No que se diz respeito à originalidade e a veracidade das fontes primarias, o autor faz vários comentários, porém como podemos afirmar com certeza que o conteúdo de um papiro, ou qualquer fonte escrita é real ou fictício. Em relação a isso achamos que ate a opinião do autor é um pouco vaga e contraditória, o fato de haver lacunas entre grandes períodos não implica que não se tenha havido relatos, podem simplesmente terem sido destruídos, perdidos, etc. Quem é capaz de afirmar com certeza que não houve relato nenhum?
Afirmar também que essas lacunas foram preenchidas com histórias fictícias achamos ser um pouco vago, pois como em todos os lugares e em todas as épocas sempre existiram varias formas literárias. Achamos que afirmar desta forma deva ser um pouco radical.
Quanto a se dizer que “padecemos de um mal incurável, a falta total de fontes primárias”, isto não tem como contestar, por mais que se encontrem essas fontes sempre estará faltando alguma coisa.
O autor destaca sempre com ênfase a falta de fontes e ao mesmo tempo colocando em dúvidas as existentes. Neste ponto concordamos com algumas coisas e discordamos de outras. No que se diz respeito à falta de fontes e notório concordarmos. Porém voltamos a dizer que por mais que se estude e que se descubra novos relatos históricos, não podemos dizer com a certeza relatada pelo autor que esse seja real ou fictício.
O fato de se encontrar mais relatos sobre uma determinada época ou sobre esse ou aquele imperador, rei, governante etc., pode entre muitas outras análises significar que eles só relatavam ou guardavam somente aquilo que eles achavam importantes. Quem pode afirmar realmente que isto ocorreu ou não que se relatou ou não?

Relacionados