Resenha e respostas "the negociator"

1638 palavras 7 páginas
ATPS sobre o filme “A NEGOCIAÇÃO”

Questões
1. Comente do que trata o filme – The Negociator
2. Aponte os principais aspectos da negociação do policial Danny Roman com o sequestrador.
3. Qual foi a situação mais acertada do policial para acabar com o sequestro?
4. O exemplo, retirado da ficção, ilustra, de maneira bastante abrangente, uma situação corriqueira no ambiente empresarial que é muito delicado em muitos casos, onde o sucesso de toda uma negociação pode ter influência direta na comunicação que ocorre paralelamente. Podemos afirmar que houve sucesso na negociação? Qual foi o motivo do sucesso ou do fracasso?
5. Dos aspectos estudados sobre a técnica de negociação, quais podemos identificar no filme? Exemplifique.
6. O filme traz um processo de negociação dramático, que teve na comunicação uma componente central. De um lado, um policial especialista em lidar com sequestradores; de outro, a polícia. O que fez que esse policial ”mudasse de lado” e se tornasse ele próprio sequestrador?
7. No ambiente empresarial temos: a necessidade de negociar em várias frentes (e simultaneamente), bem como a de gerenciar os processos de comunicação estabelecidos com diversos interlocutores, tendo como fontes importantes desse processo o tempo (a pressão exercida por ele) e o uso da informação e do poder. Estabeleça a relação do filme com a afirmação acima.

Respostas

1. The Negociator, narra o drama de um policial, Danny Roman (Samuel L. Jackson), especialista em negociador com sequestradores. Na primeira cena que se passa durante uma dessas negociações, o personagem investe no fator tempo para convencer um criminoso a libertar o refém. A comunicação com o bandido é conduzida de forma adequada, apesar de ocorrer aos gritos, entre um apartamento fechado( onde está o suspeito) e a área social de outro prédio (onde estão os policiais).A negociação fica comprometida, no entanto quando autoridades policiais, temerosas

Relacionados