Resenha e respostas "the negociator"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS sobre o filme “A NEGOCIAÇÃO”


Questões
1. Comente do que trata o filme – The Negociator
2. Aponte os principais aspectos da negociação do policial Danny Roman com o sequestrador.
3. Qual foi a situação mais acertada do policial para acabar com o sequestro?
4. O exemplo, retirado da ficção, ilustra, de maneira bastante abrangente, uma situaçãocorriqueira no ambiente empresarial que é muito delicado em muitos casos, onde o sucesso de toda uma negociação pode ter influência direta na comunicação que ocorre paralelamente. Podemos afirmar que houve sucesso na negociação? Qual foi o motivo do sucesso ou do fracasso?
5. Dos aspectos estudados sobre a técnica de negociação, quais podemos identificar no filme? Exemplifique.
6. O filme trazum processo de negociação dramático, que teve na comunicação uma componente central. De um lado, um policial especialista em lidar com sequestradores; de outro, a polícia. O que fez que esse policial ”mudasse de lado” e se tornasse ele próprio sequestrador?
7. No ambiente empresarial temos: a necessidade de negociar em várias frentes (e simultaneamente), bem como a de gerenciar os processos decomunicação estabelecidos com diversos interlocutores, tendo como fontes importantes desse processo o tempo (a pressão exercida por ele) e o uso da informação e do poder. Estabeleça a relação do filme com a afirmação acima.

Respostas

1. The Negociator, narra o drama de um policial, Danny Roman (Samuel L. Jackson), especialista em negociador com sequestradores. Na primeira cena que se passadurante uma dessas negociações, o personagem investe no fator tempo para convencer um criminoso a libertar o refém. A comunicação com o bandido é conduzida de forma adequada, apesar de ocorrer aos gritos, entre um apartamento fechado( onde está o suspeito) e a área social de outro prédio (onde estão os policiais).A negociação fica comprometida, no entanto quando autoridades policiais, temerosaspela segurança do refém e interessadas em apressar a resolução do caso, ordenam a ação de atiradores de elite. O negociador Roman pede mais tempo, mas a primeira resposta do comando é não. Tal diferença de opinião é apresentada no filme como um elemento negativo na negociação desenvolvida com o suspeito.
Danny Roman vive um dilema. Por um instante, parecia mais fácil negociar com bandido do que comseus próprios líderes. Sabendo que os atiradores de elite não arriscariam atirar sobre vários alvos e móveis no interior do apartamento, ele decide entrar. Em poucos segundos, convence o suspeito a aceita-lo no apartamento, blefando, ao dizer que sua mulher estava no prédio e que poderia ser trocado pelo refém.
Já no interior do apartamento, Roman entrega a arma ao marginal e passa a secomunicar, com gestos discretos e por intermédio de uma pequena fresta na janela, com os policiais que estão no prédio ao lado. Embora os gestos ( por exemplo, levantar o dedo indicador) sejam feitos na presença do sequestrador, o policial toma o cuidado de conversar com o criminoso sobre a negociação proposta ( a trocada mulher pelo refém), a fim de que ele não desconfie de que tais gestos têm algumsignificado especifico para um observador de fora. É por meio desses gestos que um policial pendurado por uma corda identifica o momento exato de invadir o apartamento pela janela, atingindo em cheio o sequestrador, sem que este tenha tempo de disparar a arma. A operação é um sucesso, e o negociador condecorado.
Quando tudo esta aparentemente bem e todos os policiais comemoram o resgate da meninarefém, uma surpresa para o negociador. Ele, através de seu parceiro e amigo descobre que parte de sua equipe esta envolvida em um desvio do fundo de pensão da Policia de Chicago, mas seu companheiro não cita os nomes dos envolvidos, apenas que um informante mencionou somente o nome de seu superior Nibal nesta sujeira. Em seguida seu amigo e parceiro é assassinado, pois descobriram que ele sabia...
tracking img