RESENHA E CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO “O DESASTRE DE CHERNOBYL -DISCOVERY CHANNEL BRASIL”

1249 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
UNIOESTE - CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU
CECE – CENTRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS
ENGENHARIA MECÂNICA

FABRICIO DIAS CARRASCO

RESENHA E CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO “O DESASTRE DE CHERNOBYL -DISCOVERY CHANNEL BRASIL”

FOZ DO IGUAÇU
2013

Documentário: O Desastre de Chernobyl (Discovery Channel Brasil)
Resumo da Obra:
Em 25 de Abril de 1986, na cidade de Pripyat na Ucrânia, uma falha no sistema de alimentação automática de combustível do reator da Usina Nuclear Vladimir Ilyich Lenin, desencadeou o maior acidente nuclear do mundo, de modo que até hoje as vítimas da radiação marcam presença no hospital 6 de Moscou, o único do país especializado em problemas causados por radiação.
Devido à falha ocorrida, a tampa do reator 4 explodiu, liberando vapor radioativo para a atmosfera, que se espalhou à longas distâncias pela Europa. Medições de radioatividade mostraram valores cerca de 600 mil vezes maior do que o normal.
A grande temperatura nas proximidades do reator, bem como a forte radiação, dificultaram muito o combate ao incêndio no reator. À 30 km a da usina, a florestas haviam sido queimadas pelo deslocamento de ar radioativo. Cerca de 130 mil pessoas tiveram que se mudar e muitas já estavam contaminadas. Uma área de 300 mil hectares da Bielorrússia e Ucrânia foi abruptamente evacuada e isolada do resto do mundo.
Gorbachev, líder da União Soviética na época, criou uma comissão com os maiores especialistas em energia nuclear do país, liderado pelo acadêmico Valery Legasov. Posteriormente, o líder soviético convidou pessoalmente Hans Blix, o diretor da poderosa agência internacional de energia nuclear para participar das operações de Chernobyl.
Em Moscou, o governo decretou várias medidas de emergência com os objetivos de eliminar a água empoçada sob o reator (o contato da água com o combustível causaria uma explosão nuclear

Relacionados