Resenha c++

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O meu estudo sobre Lógica da Programação começou, no primeiro capitulo da apostila que a professora Rebecca enviou no e-mail.
A lógica da programação pode ser considerada a principal matéria em um curso computacional ela também é considerada como o primeiro passo na área da informação para aquelas pessoas (alunos) que pretendem trabalhar com desenvolvimento de sistemas, pois os programas sãodesenvolvidos por sequências lógicas então o programador deve dominar bem esta matéria.
Na lógica da programação também existe um critério chamado de “Sequência Lógica” que são os passos que devem ser seguidos para cumprir uma determinada tarefa, como por exemplo; para se cozinhar arroz, você deve seguir alguns passos para que no final o arroz esteja pronto para o jantar ou almoço, assim como em umprograma computacional você deve seguir alguns passos para que no final ele esteja pronto e rodando. O exemplo do arroz também pode ser considerado como instrução é quando seguimos instruções definidas para fazer algum tipo de tarefa, neste caso o arroz.
Outra coisa muito importante na Lógica da Programação é os algoritmos, nele também estará presente passo a passo o que deverá ser feito noprograma, os programas são nada mais nada menos que os algoritmos escritos em alguma linguagem de programação, que são interpretados e se não houver nenhum erro, seja de sintaxe ou de variáveis nos programas são executados pelo computador.
Existe um modo de criar um algoritmo antes de implementá-lo na linguagem que será programado, este modo é chamado de pseudocódigo, esse código tem de ser de fácilinterpretação e fácil codificação. Os pseudocódigos têm como objetivo criar uma sequência de instruções para o computador pode então encontrar alguma solução para um devido problema, e para encontrar essas soluções os pseudocódigos tem algumas regras, as principais são; criar um código como se você fosse explicar alguma coisa para um leigo na área de informática, encurtar e simplificar o máximopossível às frases, e ser o mais objetivo possível existem outras regras, mas no meu ponto de vista essas são as mais importantes ou que melhor definem como deve ser criado, com quais regras devem ser criado os pseudocódigos.
Como os algoritmos que são compostos por sequências lógicas que tem a finalidade encontrar a solução de um problema, assim eles tem que passar por três fases para a suaexecução que são elas: Entrada, que são os dados que entram no algoritmo; Processamento, que são os procedimentos que serão executados para achar a solução do problema, como uma fórmula para cálculo ou alguma outra “coisa” e por fim; Saída, que é à saída da solução do problema.
Existe um método que é utilizado para saber se o algoritmo está executando certinho o que se pede, se a solução é aquilo mesmoque foi solicitado, este método é chamado de teste de mesa, que é representado na maioria dos casos por uma tabela, onde você coloca os dados dos seus algoritmos e vai fazendo o que se pede até termina-lo, depois de feito o teste de mesa você terá a solução, se vier a aparecer o que se foi solicitado, parabéns seu algoritmo está correto, caso contrário você terá de ver onde está errando.
Assim comoos pseudocódigos são um modo de se criar os algoritmos antes de implementá-los na linguagem de programação desejada, existe também, um modo de para representar os passos lógicos dos algoritmos, esse modo é chamado de Diagrama de Blocos, este diagrama utiliza símbolos para mostrar os passos que o algoritmo executa para encontrar uma solução para o problema.
Entre os métodos para se programar estáo Português Estruturado, onde os comandos utilizados nas linguagens de programação são traduzidos para a língua Portuguesa.
Nele estão contidos os operados que são utilizados para manipular os dados dentro da máquina, esses operadores estão divididos em operadores matemáticos, que são os que já conhecemos, cada representado pelo mesmo símbolo que na matemática, +,-,*,/, estes são os quatros...
tracking img