Resenha a vida de isaac newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inúmeros são os livros sobre a vida de Isaac Newton. Tanto em português quanto em outros idiomas encontramos textos que se propõem a descrever a vida deste que foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Entretanto, poucos são os livros que conseguem atingir tanto o público leigo quanto o especializado. Sem qualquer sombra de dúvida, o presente livro encontra-se entre esses poucos.

Comoé sugerido pelo próprio título, o livro trata da biografia de Isaac Newton. Esta biografia retrata a vida pessoal e a carreira científica de Newton, fazendo uma descrição abrangente do homem, do cientista, do filósofo, do teólogo e da figura pública. Trata-se de uma versão condensada da obra de grande porte, Never at Rest: A Biography of Isaac Newton, publicada pelo mesmo autor em 1980.

Conformeo autor deixa claro no prefácio, seu objetivo ao escrever este livro é o de produzir uma biografia completa da vida de Newton, tanto da sua carreira científica como da sua vida pessoal, de uma maneira acessível ao público em geral. Sendo este o objetivo, sem dúvidas ele foi alcançado.

O livro é dividido em treze capítulos que procuram analisar os 84 anos de vida de Newton.

O capítulo 1,intitulado "Um garoto sóbrio, silencioso e pensativo", descreve a infância e adolescência de Newton, desde o seu nascimento no Natal de 1642 até sua transferência para o Trinity College em Cambridge, em junho de 1661. Neste capítulo o autor apresenta indícios de que Newton já quando criança demonstrava-se uma pessoa diferente, não só por suas habilidades para a invenção de aparelhos mecânicos comotambém por seu isolamento e aversão a outras crianças.

O capítulo 2, "O estudante solitário", retrata os quatro primeiros anos de Newton no Trinity College (1661-1664) em Cambridge. "Newton entrou no Trinity como um subsizar - o estudante pobre que ganhava seu sustento prestando serviços domésticos aos professores, aos alunos não subvencionados (estudantes ricos...) e aos pensionistas (alunosmeramente abastados)." Newton não foi um aluno brilhante nos conteúdos da escola, pois não se interessava muito por eles, em geral estudava rapidamente tais conteúdos nas vésperas dos exames, ocupando a maior parte do seu tempo com outros assuntos mais complexos como a geometria de Descartes. Entretanto, alguns indícios apontam que já nessa época Newton escreveu seu primeiro trabalho, não publicado,intitulado "Algumas questões filosóficas".

Em "Anni mirabiles", capítulo 3, o autor faz uma descrição do período mais fértil da vida intelectual de Newton (anos de 1664 a 1666). Neste período Newton teve que voltar para a fazenda de seus pais, pois a peste bubônica que assolou a Inglaterra forçou o fechamento das universidades. Em Woolsthorpe, sua terra natal, Newton desenvolveu as bases detoda a sua obra, como ele próprio relatou: "No início do ano de 1665, descobri o método de aproximação a uma série desse tipo & a regra para reduzir qualquer potência de qualquer binômio a tal série. No mesmo ano, em maio, descobri o método das tangentes de Gregory & Slusius &, em novembro obtive o método direto das fluxões, & no ano seguinte, em janeiro, a teoria das cores, & em maio seguintedesvendei o método inverso das fluxões. & no mesmo ano, comecei a pensar na gravidade como se estendendo até a órbita da Lua & ... deduzi que as forças que mantêm os planetas em suas órbitas devem [variar], reciprocamente, com o quadrado de sua distância do centro em torno do qual eles giram... . Tudo isso foi nos dois anos da peste, 1665 - 1666. Pois, nessa época, eu estava no auge de minha fase deinvenção & me interessava mais pela matemática & pela filosofia do que em qualquer ocasião posterior." O autor faz uma análise pormenorizada deste período da vida de Newton, destacando que neste três anos Newton lançara as bases sobre as quais construiria sua obra, porém, nada estava concluído no final de 1666.

O capítulo 4, intitulado "Professor lucasiano", retrata a trajetória que conduziu...
tracking img