Resenha " a verdade e as formas jurídicas"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Integradas Maria Thereza

Disciplina: Psicologia Jurídica
Professora: Silvia
Turma: 812 Turno: Noite
Assunto: Resenha do livro “A verdade e as formas Jurídicas” Michael Foucault.
Aluna: Keila da Costa Rodrigues

Niterói, 13 de novembro de 2012.

I Conferência

O autor começa explicando que este livro é resultado do trabalho feito em cima da reunião de diversos trabalhos eque ele visa, através desta reunião fazer uma releitura.

Focault destaca que tem como objetivo mostrar as práticas sociais que fazem surgir outras práticas, assim, mostra a modificação do contexto a qual um sujeito pertence.

Acrescenta que o conceito de verdade surgiu com as práticas sociais, controle e vigilância, fazendo surgir um novo sujeito. Situa seu trabalho em três eixos principais:1º eixo de pesquisa-  o conhecimento do sujeito.
2º eixo de pesquisa  - análise do discurso.
3º eixo de pesquisa - reelaboração da teoria do sujeito.

O sujeito se constitui a  partir da sua verdade histórica, pois, o mesmo é influenciado a todo o momento por práticas que são flexionadas e modificadas durante o tempo, assim o sujeito sofre constantes influências do seu contextosócio- histórico.

Acrescenta que o conhecimento do sujeito pode ser analisado pelo seu discurso, pois o discurso se estabelece como um conjunto de estratégias que permitem identificar novas formas de subjetividade.
 
O autor ainda destaca, duas formas de verdade:
1.  História da verdade tal como se faz na ou a partir da história das ciências.
2.  Uma história externa, exterior, daverdade.
 
A primeira, Foucault caracteriza como "a história de uma verdade que corrige a partir de seus próprios princípios de regulação. (p. 11)
A segunda se estabelece como uma verdade externa algo mutável da qual surgem e representam certas subjetividades.
 
É por meio das práticas judiciárias que os homens se modelam impondo responsabilidades e “arbitram danos”. (p. 11)
Assim, através darelação homem e verdade, se definem alguns tipos de subjetividade. O autor pretende mostrar a evolução das formas jurídicas e o seu desenvolvimento no campo penal que temos como conseqüência a produção de diferentes formas de verdade. Foucault destaca o inquérito o exame e a prova como formas de se chegar e conhecer a verdade.
Utiliza como referencia e propõem seguir algumas idéias representadas nostrabalho de Nietzsche que acredita ter encontrado “efetivamente um tipo de discurso em que se faz a análise histórica do nascimento de um certo tipo de saber, sem nunca admitir a preexistência de um sujeito de conhecimento.” ( p. 13)

Com base no trabalho de Nietzsche, Foucault trabalha e justifica os termos “invenção” e “origem”, que são utilizados por Niezsche para tratar assuntos como aconhecimento e religião que muitos justificam ser natos do ser humano, com isso justifica que tais conceitos não são naturais da espécie humana e foram inventados. Acompanhamos, no decorrer do texto que Foucault afirmando que na obra de Nietzsche acompanhamos uma ruptura (separação) entre a teologia e o conhecimento.

Foucault destaca três postulados definidos por Nietzsche: rir, deplorar e detesta“Nietzsche diz que só compreendemos porque há por trás de tudo isso o jogo e luta desses três instintos”que o mesmo define como instintos, mecanismos ou paixões têm como propriedade o afastamento do objeto. Tais paixões estão contidas no conhecimento, logo por trás do conhecimento existe uma vontade obscura de “não trazer objeto para si.”

II Conferência

O autor inicia a conferencia mencionandoa história de Édipo, no entanto, em fala procura fugir “do conceito psicanalítico freudiano”. (p. 29)
Acrescenta que “Édipo não seria uma verdade de natureza. Mas um instrumento de limitação e coação que os psicanalistas”. (p. 29)
Foucault busca mostrar as formas que as “relações políticas se estabelecem” e mo as mesmas estão emprenhadas em nossa cultura “dando lugar a uma série de...
tracking img