Resenha a sociologia e o mundo moderno de octávio ianni

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto Multidisciplinar
Departamento de Tecnologias e Linguagens
Curso: Letras


Resenha do artigo de Octávio Ianni “A SOCIOLOGIA E O MUNDOMODERNO” publicado na Revista Tempo Social da Universidade de São Paulo em 1989.


Existem algumas mudanças pelas quais a sociedade já passou que foram tão lentas e tão graduais que somentepuderam ser percebidas num intervalo de tempo de longa duração. Entretanto, outras aconteceram tão intensamente, em um tão curto período de tempo, que até parece que a história da humanidade só se resumiu aeste momento.
Percebemos claramente como, de meados do século XVII até nossos dias, passando pelos importantes séculos XVIII e XIX, os ponteiros do relógio da história da humanidadedispararam. A impressão que se tem é que o mundo (ocidental) virou de cabeça para baixo.
E é em meio a esse efervilhar de acontecimentos, os quais mexeram demais com vida das pessoas, que surge aSociologia que, para Octávio Ianni, sociólogo e professor da USP, não nasce do nada, ela nasce e se desenvolve em decorrência dos acontecimentos que marcaram o surgimento deste mundo moderno.
Em seuartigo A SOCIOLOGIA E O MUNDO MODERNO, Ianni desenvolve seu raciocínio com o objetivo de esclarecer a relação existente entre a Sociologia como ciência e o Novo Mundo que está se formando, com seusdilemas e suas contradições sociais. Mostra as contribuições que a Sociologia, com suas teorias, temas e metodologias de pesquisa, pode oferecer para melhor compreendermos a sociedade em que vivemos etambém como ela chegou a ser o que é atualmente.
Octávio Ianni discorre também a respeito do modo como o pensamento filosófico dos séculos XVIII e XIX, por meio das diversas correntesculturais, apesar de divergentes em alguns casos, contribuiu para a formação das ciências sociais e da Sociologia em particular. O que se fazia era ora utilizar os procedimentos de pesquisa das ciências...
tracking img