Resenha a sociologia de max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO GOVERNAMENTAL
Administração Pública - Resenha




Revista do Serviço Público – Brasília: ENAP. Pgs 267-282 Abr/Jun 2006.
Disponível em:http://www.ava3.uneb.br/file.php?file=%2F237%2FBiblioteca%2F7_Revisitada_-_Max_WeberGRamos.pdf , acesso em: 20/03/2013.


RESENHA: A sociologia de Max Weber (Sua importância para a teoria e a prática da Administração)


Falarem burocracia no dia a dia é sempre se remeter a processos lentos, a papéis, documentos, uma papelada enorme, essa é a burocracia no senso comum. Na visão sociológica veremos um autor que usou oconceito de burocracia diferente do que se conhece normalmente pela maioria das pessoas.
Max Weber (1864-1920), um sociólogo alemão, publicou um livro a sobre as organizações da sua época, dando o nomede burocracia. Estudava as organizações com o olhar estruturalista, voltado para a sua racionalidade, tendo para si como uma organização por excelência, a burocracia.
“Weberconcebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos e discriminações; padronizaçãoda liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos. A burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização, harmonizar a especialização dos seuscolaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais, através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.”


Quando ele falava de modeloburocrático, podemos pensar em papel, mas, no sentido de Estrutura organizacional (maneira como as atividades da organização são divididas. É a espinha dorsal da organização, constitui a arquitetura, ouformato organizacional.). A ideia do modelo burocrático é a de que a empresa que não ter regras, não funciona.

O século XX representa o século da burocracia. A organização nessa época é...
tracking img