Resenha: a reforma do pensamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A reforma do pensamento

O autor Edgar Morin graduou-se em Economia Política, História, Geografia e Direito. Sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo, ele é considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos. Em 1999, lançou "A cabeça bem feita”: Com o pensamento focado na necessidade de reforma do ensino, o autor busca formas ao longo do livro para mudar o pensamento das pessoassobre o ensino. Edgar sentia e verificava cada vez mais a necessidade de uma reforma no pensamento, que no ponto de vista dele só será possível a partir de uma reforma no ensino. Ao longo do livro, Edgar traz ideias do seu ideal de reforma de pensamento sobre o ensino.
No capítulo 1, intitulado "Os desafios", o autor levanta a questão da hiperespecialização. Ele afirma que os problemassão estudados cada vez mais isolados, mais específicos e particulares. Assim deixamos de analisar as influências que estes problemas causam no exterior das pessoas. O problema acaba ficando isolado, mas não é solucionado e muito menos analisado corretamente. Aqui Edgar Morin começa a falar sobre a falta da complexidade nas análises dos problemas estudados tão particularmente.
Um dos pontosprincipais temas está no capítulo dois do livro. Edgar fala sobre a questão do que é a cabeça bem-feita. Para o autor, uma cabeça bem-feita é aquela que em vez de acumular o conhecimento, precisa dispor ao mesmo tempo de uma aptidão geral para colocar e tratar os problemas. Princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido. Morin se apropria das palavras de Montaigne: “maisvale uma cabeça bem feita que uma cabeça bem cheia”. Quanto mais desenvolvida é a inteligência geral, maior é a capacidade de tratar os problemas. Ele nos diz que: - “uma cabeça bem-feita é uma cabeça apta para organizar o s conhecimentos”. Conclui que qualquer conhecimento forma um conjunto de símbolos ou signos através de ideias e teorias.
No terceiro capítulo do livro intitulado de "Acondição  humana" o autor fala sobre a importância de nós sabermos, enquanto seres terrestres, a nossa verdadeira condição de vida, de onde viemos, qual é o nosso local no universo, como foi o surgimento da vida, para onde vamos, o que podemos enfrentar no futuro, etc. Morin ainda fala sobre o natural e meta natural. Sempre reforçando a grande complexidade do ser humano, totalmente biológico e cultural.Morin coloca a ética como a questão mais relevante no capitulo 4 “Aprender a Viver”. A ética do entendimento humano. Morin nos mostra a triste realidade que vivemos hoje, onde há uma total incompreensão da sociedade, entre estranhos e entre conhecidos, pais e filhos, professores e alunos, e etc. Em busca da solução deste grave problema o autor propõe estudos mais aprofundados para que setenha mais conhecimento da pedagogia, filosofia, psicologia, sociologia, historia. Segundo Morin servem para mostrar que todos somos humanos, logo possuímos mecanismos de egocentrismos e de auto justificação. Através deste pensamento seria mais fácil trabalhar contra o ódio e o racismo, por exemplo.
O primeiro ponto e o mais importante, no capítulo cinco "Enfrentar a incerteza" é aceitar asincertezas do destino de cada individuo da humanidade. Edgar Morin vai além e aponta três princípios de incerteza no conhecimento: Cerebral, Físico, Epistemológico. Claramente ao autor afirma que precisamos conviver com as incertezas ao longo de nossas vidas. Nossos pensamentos devem ser do bem e ao e não se enganar não enganarmos frente aos fatos. Precisamos estar atentos ao que ele denominou de"ecologia da ação".
No capítulo seis, "A aprendizagem cidadã", Edgar volta a confirmar que o mais importante para a educação nos dias atuais é desenvolver cidadãos quanto às questões do comportamento humano. O autor menciona a necessidade de atitudes como responsabilidade e solidariedade com a pátria, porem Edgar afirma que a pátria é formada por seres humanos. Em todo mundo, o processo...
tracking img