Resenha: A Memoria evanecente

437 palavras 2 páginas
Resenha do Texto “A Memória Evanescente”, a cerca da seguinte reflexão: De que maneira a concepção de “documento” mudou ao longo do tempo. (da Escola Metódica à Escola dos Annales):
Existe no documento histórico uma abrangência que não era vista pelos historiadores da Escola metódica, para eles o documento, (quando esse era considerado realmente legitimo) se bastava, era absoluto, não se discordava do seu conteúdo, assim a Escola dos Annales se pautariam no homem através do tempo como sendo agente da História.
Para os historiadores da escola metódica, tudo girava em torno do documento e de que o documento seria a essência principal da história, já os Annales se pautariam a partir do que fosse humano, e a abrangência do termo documento seria expandida, pois, não seria restringida apenas a um pedaço de papel amarelado em uma estante, a onde ali teria contido apenas uma versão, uma visão, já que podemos perceber que um documento passa a ter mais ou menos valia quando seu conteúdo passa a ter mais ou manos enfoque, se não, é apenas mais um monte de papel em meio a tantos outros.
Com o passar do tempo o homem passou a participar do processo, entender a cultura, o modo de vida e a forma com que o ser humano lida com o seu meio passou a ser também uma responsabilidade da historia.
Tem de se levar em consideração a relação que o presente traz para o sentido do Documento ou das fontes, cada época tem sua bagagem e o que é transmitido vai ser resultado do filtro usado pelos agentes que reproduzem tal documento, o documento em si é mudo, é vazio, não questiona o que foi imposto pelo seu autor, ter sido interpretado e entendido é que da voz e movimento a historia.
Documento é tudo aquilo que foi preservado por acidente ou não, e sua importância para história é inquestionável, mudar o método não significa que o documento irá mudar, significa que a ótica em relação a ele sofrerá mudanças, mas o documento continua ali, intacto, mas a sua observação em relação a ele pode

Relacionados