Resenha: “ a história do pensamento econômico e herança filosófica” - arnaud berthoud.

Resenha: “ A História do Pensamento Econômico e herança filosófica” - Arnaud Berthoud.

A história do pensamento econômico passou por várias transformações, sendo modificada a cada nova teoria econtestação de alguns estudiosos, evoluindo à proporção que as relações econômicas entre o homem intensificavam-se. Para Berthould, o desenvolvimento do pensamento econômico está inscrito em quatropilares: Estudo dos textos, história dos fatos, análise e doutrina.
A história da evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase pré-científica e Fase Científica Econômica.
Afase pré-científica é subdividida em três períodos:
A Antiguidade Grega, cuja característica principal foi o desenvolvimento nos estudos políticos e filosóficos. As primeiras referências conhecidasde Economia aparecem no trabalho de Aristóteles, que aparentemente foi quem cunhou o termo Economia em seus estudos sobre aspectos da administração privada e sobre finanças públicas. Encontramosalgumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e de Xenofonte.

A Idade Média ou Pensamento Escolástico, com doutrinas teológicas e filosóficas, destacou-se neste período Tomás deAquino. Em suas obras percebe-se sua preocupação com a correta utilização da propriedade privada, com um sistema de preços justos, com o comércio, e com os sistemas salariais.

Mercantilismo, quando houveuma expansão dos mercados consumidores e, consequentemente do comércio. Observamos o nascimento da primeira escola econômica.
A fase científica pode ser dividida em:
Fisiocracia, que pregava aexistência de uma "ordem natural", onde o Estado não deveria intervir (laissez-faire) nas relações econômicas. O trabalho de maior destaque foi de François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, oprimeiro a dividir a economia em setores, mostrando a inter-relação dos mesmos.

Escola Clássica, que acreditava que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda), através do...
tracking img