Resenha A fronteira Amaz nica Mato grossense Grilagem corrup o e viol ncia

475 palavras 2 páginas
UNIVERISDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Docente: Janio de Diniz
Disciplina: Geografia Regional
Curso: Licenciatura em Geografia Semestre: II
Discente: Lidiane Pereira Rocha da Silva
Resenha do texto: A fronteira Amazônica Mato-grossense: Grilagem , corrupção e violência.

No texto: A fronteira amazônica mato grossense, grilagem, corrupção e violencia, Ariovaldo Umbelino de Oliveira vem desvendar, e explicar todos os processos fraudulentos que permitiram os saques das nossas riquesas minerais.
Desde o século XX a Amazônia sofre com a combiça dos estrangeiros, que visam a extração dos bens minerais. E história da floresta está intrinsicamente ligada a história do país. Com hitorico da acordos absurdos, que não favorecem ninguem alem, dos outro paises que estão apenas interessando no lucro que galagaram atravez de nosssas fontes e reservas minerais. Estes acordos foram firmados com a finalidade de legalizar a extração, camuflando assim o roubo dos recursos, pelos outros paises, mas expecificamente pelos EUA.
No pós guerra coube aos militares o controle e exploração, e sua consequente entrega aos grupos nacionais e internacionais. Os governos militares foram transformando em planos de desenvolvimento nacional brasileiro, a estratégia da exploração para exportação dos recursos minerais do país.
É o objetivo de Umbelino fazer entender a lógica da atuação governamental com relação a Amazônia, e a situação geral do país e suas relações com o mundo capitalista. O que tornou a maioria das abordagens na geografia como ensinamentos sobre a realidade da Amazônia os planos governamentais para a região. Daí a necessidade do entendimento da geopolítica.
Em sequencia a estes fatos, o envolvimento dos Estados Unidos na política interna brasileira, e a exploração dos minérios. Onde a burguesia nacional se associou a grupos estrageiros para facilitar a rapina, servindo muitas vezes de testa de ferro para esses grandes grupos capitalistas, viabilizando este processo.
E depois

Relacionados