RESENHA A FORMA O DO ESPA O GEOGR FICO

2599 palavras 11 páginas
AS FORMAS DO ESPAÇO BRASILEIRO
Pedro Geiger
INTRODUÇÃO:
O livro “As formas do espaço Brasileiro” de Pedro Geiger apresenta como a sociedade e a cultura do Brasil é influenciada pela localização e características geográficas, além de seu processo de transformação político e econômico, bem como o comportamento de sua população em um determinado período da história. Nossas vidas são influenciadas pelo espaço em que nos movemos e pelo tempo em que desenvolvemos nossa trajetória. O entendimento do que são o espaço e o tempo nos ajuda a compreender quem somos e a definir nossas relações com o meio ambiente.
O tempo, já dizia Santo Agostinho, todo mundo sabe o que é, mas não sabe explicar. E o espaço? Seria apenas seu primo pobre ou é algo também de difícil apreensão, mas fundamental para quem se propõe a refletir sobre o mundo e a natureza? O livro relaciona de forma criativa e clara o que somos com o espaço que ocupamos. Considera que a forma dos objetos oferece a eles possibilidades e limites e que reconhecer os recortes na matéria e suas formas é um ato social.
Faremos a seguir uma resenha do que é esclarecido e pontuado pelo autor no texto.

1. Forma geográfica e processo social
A geografia tem como objeto de estudo os fenômenos e as formas dos objetos que formam a superfície terrestre. O objeto é resultado de um recorte na matéria, que assume uma forma, que por sua vez, define o limite de cada objeto, sendo que, o processo social é quem opera esses recortes na matéria.
As formas geográficas podem oferecer tanto possibilidades, quanto limites. Ao fazer uma comparação entre os hemisférios norte e sul é possível perceber que a maior massa continental do hemisfério norte propiciou uma concentração maior da população, mas também invernos rigorosos, já a forma afunilada do hemisfério sul gerou núcleos populacionais distantes e relações menos intensas.
De acordo com Geiger (2003): “Reconhecer os recortes na matéria e suas formas é um ato social, como a capacidade de

Relacionados