Ética Individual

A Ética Individual cuida dos deveres do homem para consigo mesmo, como já foi dito.
Há dois deveres do indivíduo para consigo: o dever de conservação e o dever de reprodução. Odever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades físicas: comer, beber, dormir, repousar e exercitar; saúde: higiene, profilaxia e tratamento; preservar a sua vida: evitando vícios,acidentes, suicídio e assassinato; prover-se de recursos financeiros: trabalho (alimentação, habitação, vestuário).
O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades psíquicas: afirmaçãopessoal e social, realização humana ( familiar, profissional, social ) , recreação. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades recreativas: lazer, diversão, sociabilidade.
Odever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades culturais: instrução e meios de expressão. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades espirituais: fé, religião,culto, etc.
O dever de reprodução leva o homem a cuidar de sua sexualidade : natureza ( ereção, frequência e fertilidade ) , sanidade , casamento , procriação .

Juízo Moral e Avaliação MoralJuízo é uma faculdade da alma que permite diferenciar entre o bem e o mal. Noutros termos, o juízo é uma opinião ou um ditame. A moral, por outro lado, está relacionada com os costumes, os valores, ascrenças e as normas de uma pessoa ou de um grupo social. A moral serve de guia, por assim dizer, uma vez que distingue o que é correto do que é incorreto.
Entende-se por juízo moral o ato mental queestabelece se uma determinada conduta ou situação tem conteúdo ético ou se, pelo contrário, carece destes princípios. O juízo moral realiza-se a partir do sentido moral de cada indivíduo e responde a umasérie de normas e regras que vão sendo adquiridas ao longo da vida.

1.Caráter concreto da avaliação moral
A avaliação moral compreende três elementos:
(a) o valor atribuível
(b) o objeto... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resenha a existência ética - marilena chaui. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Exist%C3%AAncia-%C3%89tica-Marilena/499011.html

MLA

"Resenha a existência ética - marilena chaui" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Exist%C3%AAncia-%C3%89tica-Marilena/499011.html>.

MLA 7

"Resenha a existência ética - marilena chaui." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Exist%C3%AAncia-%C3%89tica-Marilena/499011.html>.

CHICAGO

"Resenha a existência ética - marilena chaui." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Exist%C3%AAncia-%C3%89tica-Marilena/499011.html.