Hobsbawm, Eric. A Era da Guerra Total in 1917-Era dos Extremos: O breve século xx:1914-1991. Editora Companhia das Letras, São Paulo, 1995.

O historiador inglês, Eric. J. Hobsbawn procura compreender a história a partir do século xx, numa analise das guerras do período, no qual o mesmo apelida “Breve Século xx”, pela perspectiva da população afetada pela guerra, sejam soldados, mulheres destes e demais indivíduos. Explica de maneira um pouco confusa, em minha opinião, a Primeira e Segunda Guerra Mundial, dando ênfase ao massacre e “banho de sangue” ocorrido em ambas às batalhas.
“Para os que cresceram antes de 1914, o contraste foi tão impressionanteque muitos [...] se recusaram a ver qualquer continuidade com o passado” Aqui o autor parte da visão dessas pessoas que cresceram neste tempo, para fazer com que o leitor entenda o sentimento que pairava por conta da guerra. Informa a causa da guerra sendo proveniente de uma cultura popular despreocupada com a vida humana, que se tornou banal graças a Primeira Guerra Mundial, onde todos os recursos dos Estados envolvidos estavam postos à guerra.
“Não surpreende que na memória dos britânicos e franceses, que travavam a maior parte da Primeira Guerra Mundial na Frente Ocidental, esta tenha permanecido como a “Grande Guerra”, mais terrível e mais traumática namemória que a Segunda Guerra Mundial.”
O autor ao longo do texto mostra o poder atingido pelas grandes potencias que excluíam a economia dos outros países. “Sem duvida, a própria experiência ajudou a brutalizar tanto a guerra como a política”, que como está presente no texto, fundiu-se em uma só. Esse poder, atingido graças a uma cultura violenta, apresentou-se por causa dessa junção e por que “só um objetivo contava naquela guerra: a vitória total, aquilo que na Segunda Guerra Mundial veio a chamar-se “rendição incondicional”.
A população existente no século das grandes guerras não tinha muito que fazer para impedir as mortes provindas delas, logo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Resenha a era da guerra total. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Era-Da-Guerra-Total/644012.html

MLA

"Resenha a era da guerra total" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Era-Da-Guerra-Total/644012.html>.

MLA 7

"Resenha a era da guerra total." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Era-Da-Guerra-Total/644012.html>.

CHICAGO

"Resenha a era da guerra total." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Era-Da-Guerra-Total/644012.html.