Resenha a ditadura militar, militantes

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 3 de janeiro de 2013
Numa atmosfera em que a opressão era a regra, a classe pobre calada, a classe media subordinada a acreditar num contos de segurança e moralidade, enquanto jovens universitários sumiam, jornalistas,médicos, ou qualquer grupo a favor do socialismo no Brasil, a mídia tinha papel zero de informação significativa, apenas matérias para alienar a população, fazendo da opressão (oculta até então) umavontade de todos, sem mostrar o caos no seu inicio, em 1964 foi tomado o poder, a ditadura civil-militar.
Instituições, movimentos sociais, perseguições todos banidos de certa forma, De algum modo apopulação inspirada na revolução cubana, se organizaram para combater o regime, a luta armada dito desde já fracassada, tinha uma linha de pensamentos contrária a própria ideologia, grupos dentro domesmo movimento, uma luta perdida.
O governo de Castelo Branco (1964-1967) trouxe a tentativa de realinhamento com o governo norte-americano, com a aplicação da Política da Interdependência, e tinhacomo intuito afirmar sua posição no contexto da Guerra Fria, até mesmo porque o próprio golpe militar havia se dado devido à ameaça de um possível golpe comunista, buscando uma segurança externa queajudaria no processo de desenvolvimento brasileiro. Sua posição favorável aos Estados Unidos caracteriza o paradigma Americanismo. Os “benefícios” vieram com o milagre econômico, no governo Médice, ondea repressão foi a mais violenta considerada a mais dura até então, onde a luta armada ganhou forças e ao mesmo tempo se denegriu , Se tivessem obtido sucesso, cabe a nós duvidar qual seria o governoque teríamos hoje, se seria o da liberdade por qual eles lutaram ou se seria por um governo comunista, Se teríamos tecnologias que um país grande e pobre como o Brasil da época que necessita dedesenvolvimento ? Nunca saberemos pois apesar do regime militar ter oprimido a sociedade que lutava por liberdade de expressão naquele momento, o golpe foi dado, e a abertura só se fez após pressões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrevista Militantes Ditadura Militar
  • Resenha crítica ditadura militar
  • Resenha Ditadura Militar
  • Ditadura Militar
  • Resenha: A revolução chilena e a ditadura militar
  • Resenha da obra “a resistencia da mulher à ditadura militar no brasil"
  • Resenha Crítica
  • Ditadura militar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!