Resenha a cidade: sugestoes para a investigaçao do comportamento humano no meio urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A cidade: Sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano


Para Park, “a cidade, e especialmente a grande cidade, onde mais do que qualquer outro lugar as relações humanastendem a serem impessoais e racionais definidas em termos de interesse e em termos de dinheiro, é num sentido bem real um laboratório para a investigação do comportamento coletivo. Park alega que acidade, além das características técnicas, possui dimensão moral que é influenciada, diretamente, por aqueles que ali habitam.

Ao estudar a configuração do espaço urbano, Park alega que o traçadoem xadrez das cidades americanas parece algo artificial. Porém, sendo a cidade um produto da natureza humana, ela não é meramente uma construção artificial como aparenta ser. Daí decorre a necessidadede se estudar e compreender a dinâmica das sociedades que ocupam o espaço urbano, dando atenção aos seus problemas e suas especificidades.

Essa perspectiva de estudo da realidade urbana se baseouna forma como a cidade de Chicago crescia repentinamente, surgindo bairros periféricos, segregação sócio espacial, imigração, crescimento demográfico, criminalidade, desordens sociais entre outros. Acidade do ponto de vista econômico e político, enfoca as transformações pertinentes às funções urbanas, que definem o papel que a cidade exerceria.

Park coloca seu ponto de vista sobre osprocessos sociais que aconteciam no meio urbano merecedor de uma investigação mais detalhada. Sobre as relações sociais e o modo de vida na cidade, acompanhada do desenvolvimento e do crescimento urbano,ele nos diz que “a natureza geral dessas mudanças é indicada pelo fato de que o crescimento das cidades foi acompanhado pela substituição de relações diretas, face a face, “primárias”, por relaçõesindiretas, “secundárias”, nas associações de indivíduos na comunidade”.

A cidade é marcada por um tipo de vivência onde prevalecem as relações secundárias, de negociações, onde os interesses...
tracking img