Resenha - a cartomante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A CARTOMANTE”
MARINES PALMEIRA

Uma das obras do escritor Machado de Assis ”A Cartomante”, do livro VáriasHistórias, editado por Martin Claret (2006), retrata a história de um triângulo amoroso, que em meio a crenças e superstições, é conduzido e manipulado por uma cartomante, levando três amigos áruína, causando um crime passional.
Joaquim Maria Machado de Assis, natural do Rio de Janeiro, nasce em 21 de junho de 1839. Faleceu em 29 de setembro de 1908. Ele é reconhecido internacionalmente porsuas duas fases literárias, a fase romântica e realista, suas obras principais são: Memórias de Bras. Cubas, Dom Casmurro, Quincas borbas, Esaú e Jacó, Ressurreição, A Mão e Luva, Laia Garcia entreoutras.
Inicia sua carreira como gráfico de um jornal local, escreve inicialmente poemas, romances, crônicas, contos entre outros. Fundou a academia de Letras, cadeira 22.
Mesmo comdificuldades na fala, ele se destacou por suas obras literárias embora com uma linguagem difícil com termos usados em sua época, o autor em suas obras literárias prende o seu leitor com expectativa do queocorrerá na próxima linha de leitura, seu público alvo são os adultos, tornou-se assim um dos grandes escritores da literatura Brasileira.
O conto “A Cartomante” inicia com o romance entre a personagemRita e Camilo, que logo descobre que sua paixão nada mais é que a esposa de um amigo de infância. Rita com suas crenças vai à procura de uma cartomante para tirar suas dúvidas a respeito do seu casoextraconjugal. A cartomante manipulava seus clientes e os orientava com palavras que os incentivava a continuar o relacionamento amoroso. Vilela, o esposo de Rita, desconfia e acaba descobrindo ocasoentre seu amigo de infância e a sua esposa e acaba por cometer um crime passional.
O livro de Machado de Assis Varias História tem 157 páginas e 17 contos, incluindo o conto “A Cartomante” com oito...
tracking img