Resenha: a careira de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste conto de Machado de Assis existe um grande conflito moral já mostrado no início e todo o restante da estória girará em torno disso.
Magistralmente o autor solta 'dicas' do comportamento daspersonagens ao longo da narrativa, como um quebra-cabeça que só se completa com o desfecho e, na maioria das vezes, surpreende o leitor. Trata-se então de duas questões: devolver o dinheiro e cumprircom o valor ético, respeitando a propriedade alheia ou satisfazer o desejo individual claramente negativo?
O bem e o mal são constantes nas nossas atitudes. Fazer ou não fazer? No conto Honório está'invisível', ninguém o viu pegar a carteira (quem viu achou que fosse dele mesmo) e isso torna a moral apenas 'interna', já que existe a moral instigada por elementos exógenos (não poderia ter a mesmaatitude se alguém o visse e soubesse não ser dele a carteira). Honório mente, a princípio, para a única possível testemunha, depois para si mesmo. Dá desculpas e justifica sua atitude, igualando apossível falta de honestidade de outros para se sentir menos culpado: "se fosse ele que a tivesse perdido, ninguém iria entrega-lha...".
Outro ponto é a necessidade, grande 'inimiga' da ética. Honórioestava realmente necessitado daquele dinheiro (que não era dele, mas ninguém sabia). Antes de achá-la já havia a intenção de pagar uma dívida que a princípio ele não tinha como. E ali, 'milagrosamente'estava a solução de muitos problemas.
Honório é um personagem típico Machadiano por representar bem a sociedade da época. Honório é advogado (profissão que carrega pejorativamente a fama dedesonestidade), vive de dívidas e aparências que precisa sustentar por viver numa sociedade burguesa. É um homem orgulhoso por não aceitar sua condição limitada e decadente. Todos esses pontos fazem de Honórioum homem fraco, sujeito à atitudes duvidosas.
Mas o autor deixa claro que Honório é um homem consciente dos seus valores morais. Descreve a tamanha confusão de seus pensamentos com a atitude de...
tracking img