Resenha: "a ação do profissional no lazer, sua especificidade e seu caráter interdisciplina" marcelino e garciar

487 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – campus Sorocaba
Curso de Bacharelado em Turismo
Recreação e Entretenimento
Docente: Maria Helena Mattos Barbosa dos Santos
Discente: Luna Pereira Choueri

RESENHA CRÍTICA
MARCELINO, N. C. “A ação profissional no lazer, sua especificidade e seu caráter interdisciplinar”. In Lazer: Formaçãoe Atuação Profissional. Campinas: Papirus, 2001. (Pp 13-22).
GARCIA. E. B. “Os novos militantes culturais”. In Lazer: Formação e Atuação Profissional. Campinas: Papirus, 2001. (Pp. 23-53).

Essa é uma resenha crítica baseada nos textos de Nelson Carvalho Marcellino, Sociólogo, Mestre em Filosofia da Educação, Doutor em Educação, e Livre-docente, em Educação Física, na área de Estudos do Lazer, na linha de pesquisa “As inter-relações do lazer na sociedade”, pela UNICAMP, e Erivelto Busto Garcia, formado em Ciências Sociais pela USP e pós-graduado na Université René Descartes em Paris. Os dois tratam à respeito do lazer na vida cotidiana e aos militantes, aos quais tiveram grande contribuição na massificação dessa prática. O texto de Marcellino aborda as duas posturas referentes ao lazer, sendo elas: a direta e a indireta. O autor defende também a ideia de que há atualmente uma visão parcial e limitada do termo “lazer” que, seria nada mais que o divertimento e o descanso.
Assim, Marcellino ainda considera que o lazer passou a ser uma finalidade de existência e ideal de felicidade, devida o tempo de obrigações profissionais na contemporaneidade. Ao decorrer do texto, o autor afirma que é uma ilusão imaginar o tempo livre independente do tempo de trabalho. Assim sendo o lazer, fruto da sociedade urbano-industrial, gerando novos valores.
Já Garcia, aborda também em seus textos que o termo “militante”, usado para designar esses profissionais, provoca uma má impressão para as pessoas devido a todo o seu significado histórico que possui. Porém, logo adiante ele afirma que há muitos equívocos decorrentes das leituras impressionistas, no

Relacionados