Resenha a arquitetura da felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na obra “Arquitetura da felicidade”, de Alain de Botton, a arquitetura é trabalhada sob o ponto de vista da filosofia e da subjetividade, dando importância aos sentimentos trazidos da relação dohomem com o objeto construído.
A partir de diversos exemplos, com construções, esculturas e quadros, o autor tenta demonstrar que algumas características simples desses, às vezes, podem nos trazer doceslembranças da infância ou o aconchego que só uma casa de avó pode ter. Por outro lado, algumas formas são capazes de nos causar repulsa, sentimentos tristes e até angústia e depressão.
Naarquitetura, Alain de Botton afirma que queremos buscar o melhor de nós. Queremos ter a ideia, com base em fachadas, de como seria morar no passado ou de como vai ser o futuro, e podemos observar como asconstruções podem ser humildes, esnobes, aristocráticas ou religiosas. Ou seja, o que buscamos na arquitetura não é diferente daquilo que procuramos quando fazemos amigos.
Segundo Karl Friederich, em seutexto “Construir, habitar, pensar” o construir-habitar faz diretamente parte do Ser-homem, a arquitetura modifica o modo como o homem vive e como ele se vê. A função da arquitetura é transformar algoútil e prático em algo belo, uma vez que apenas o detalhamento construtivo dos engenheiros não são suficientes para causar o impacto e as impressões que o decorativo pode trazer. Pensava-se, pois, que“a essência da grande arquitetura estava no que era funcionalmente desnecessário”. Alain passa a uma análise da arquitetura, partindo da teoria de que as construções “falam”, sejam pelas suas formas oupor referências, que elas “têm” personalidades e emoções humanas e que elas fazem parte do Ser-homem que os habita.
Alain critica a arquitetura que não é “pura”, no sentido em que no exteriorrepresenta um estilo antigo, por exemplo, e seu interior está cheio de modernidades. A maneira de resolver esses problemas da arquitetura é que devemos projetar a nossa personalidade no local, fazendo...
tracking img