resenha a acensão do analfabetismo - resumo filme o leitor baseado no analfabetismo

355 palavras 2 páginas
A ascensão do analfabetismo

O filme ‘’O leitor’’, dirigido por Stephen Daldry , foi baseado no livro ‘’o leitor’’ escrito por Bernhard Schlink , onde a história se passa na Alemanha no ano de 1958.
O romance gira em torno de Michael, um jovem estudante de 15 anos, e Hanna Shimitz , 20 anos mais velha que ele, cobradora , que foi promovida para a área administrativa da empresa em que trabalhava. Era também participante do nazismo, tinha o intuito de aprender a ler e escrever.
O caso de amor dura um verão inteiro, na qual os encontros eram baseados nas leituras que Michael fazia para Hanna após suas relações íntimas. Ele leu ‘’A Odisseia’’ de Homero, ‘’A dama do cachorrinho’’, entre outras literaturas...
A história é marcada por algumas etapas da vida de Hanna , na qual a mesma , era ingênua e honrava a lealdade, contudo , sofria por ser analfabeta, e devido a isso omitiu alguns fatos tomando atitudes extremas por vergonha de seu analfabetismo, desencadeando então na sua prisão.
Considerando que Hanna era analfabeta em 1958, e trazendo o termo analfabetismo para 2014, podemos perceber uma ascensão, porque ao invés de diminuir, o analfabetismo ainda predomina.
De acordo com um relatório divulgado pela ONU, o Brasil é o oitavo país com maior número de analfabetos adultos no ano de 2014, e isto é uma realidade social, na qual pessoas menos favorecidas abre mão do conhecimento para trabalhar em troca de algumas moedas.
Hanna, após ter passado algum tempo na prisão, recebe fitas gravadas por Michael narrando os contos literários, e ela sozinha, consegue se alfabetizar com este incentivo, e então, passa a escrever para Michael pedindo que ele continue gravando romances.
Devemos reivindicar a favor da educação no nosso país, pois autoridades com pensamentos maliciosos se aproveitam de pessoas desprovidas de conhecimento, a fim de oferecer bens materiais em troca de votos, ao invés de oferecer educação, que é um direito difuso.
O filme ‘’O Leitor’’ nos

Relacionados