Resenha "A ABORDAGEM SISTEMICA UTILIZADA COM O OBJETIVO DE ESTABELECER O EQUILÍBRIO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES, ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.".

2209 palavras 9 páginas
“O planejamento tributário como corolário da abordagem sistêmica das normas de incidência tributária nas organizações", texto foi produzido por Ana Cristina Ghedini Carvalho (Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Uni-FACEF), Fabiano Siqueira dos Prazeres (Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Uni-FACEF) e Alfredo José Machado Neto (Doutor em Administração pela FEA-USP; Pró-reitor de Administração e Professor do Centro Universitário Uni-FACEF), sendo todos integrantes do GEDE (Grupo de Estudos do Desenvolvimento). O referido trabalho tem como objetivo principal demonstrar a necessidade da abordagem sistêmica como base no processo de tomada de decisões, para isso, os autores focam no planejamento tributário.
O texto se utiliza da seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e considerações finais. Em busca de uma melhor compreensão e analise do assunto abordado, os autores dividiram o desenvolvimento do trabalho em tópicos, são eles: os aspectos da abordagem sistêmica inserida nas organizações; uma análise das empresas e do sistema tributário nacional; a metodologia cientifica utilizada pelas organizações; e por fim um estudo de caso referente ao planejamento tributário.
Em sua introdução o trabalho realiza uma pequena relação entre a área de tributos e a área administrativa. Os autores demonstram que o assunto tributo vem ganhando cada vez mais espaço no âmbito dos negócios. Este crescente ganho de espaço se dá em decorrência do aumento da cobrança de tributos para as organizações, em consequência os assuntos relacionados á tributação têm ganhado ênfase na dimensão organizacional das empresas. Ainda na introdução os autores relatam qual será o assunto abordado no trabalho e como ele será abordado.
Os autores optam por iniciar o desenvolvimento a partir de um breve relatório a respeito da cibernética, uma ciência, a qual é capaz de estabelecer uma ligação entre as demais ciências. A administração foi incluída

Relacionados