Resenha - a ética protestante e o espírito do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO

TRABALHO AVALIATIVO

George

Santa Maria, 2007

INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresento um pouco sobre o livro “A ética protestante* e o espírito do capitalismo” (em alemão Die protestantische Ethik und der Geist desKapitalismus) escrito por Max Weber, um sociólogo e economista alemão, escrito entre 1904 e 1905 como uma série de ensaios que, mais tarde foram publicados em livro, no qual sua principal tese era de que o desenvolvimento econômico sofreu uma forte influência das idéias religiosas, ele trata a relação entre o espírito do capitalismo ocidental e a ética do Protestantismo.

* Protestante = Diz-se demembros de seitas não católicas da religião cristã, com exceção dos ortodoxos.

CAPITULO I – FILIAÇÃO RELIGIOSA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Weber observa que, dando uma olhada nas estatísticas de qualquer país que possui uma notável mistura religiosa, geralmente os católicos ocupavam cargos profissionais de natureza humanísticas, enquanto que os protestantes os cargos mais técnicos, e emconseqüência disto, havia mais representantes nas industrias, em grandes cargos empresariais e técnicos de nível superior. O fato dos protestantes terem uma maior porcentagem de participação em instituições superiores pode ser explicado devido à riqueza familiar, que neles era muito superior se comparado aos católicos.
Weber citou em seu livro uma definição dita por um escritor da época, que falava: “Ocatólico é mais quieto, tem menor impulso aquisitivo; prefere uma vida a mais segura possível, mesmo tendo menores rendimentos, a uma vida mais excitante e cheia de riscos, mesmo que esta possa lhe propiciar a oportunidade de ganhar honrarias e riquezas”. Tendo dito isto, pode-se perceber o quão exato poderia ser os pensamentos de weber sobre esse assunto.
Animado com os resultadosobtidos, ele pode concluir que, por causa, aparentemente, de sua fé e da ética que seguiam, deram uma forte contribuição à formação do espírito da economia ocidental.

CAPITULO II – O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
No geral, o espírito do capitalismo não exige apenas o acúmulo monetário, mas também, indivíduos direcionados aos negócios, disciplinados, igualmente no que se refere à utilização racionaldo capital, bem como trabalhadores motivados a produzir cada vez mais, objetivando melhorar de vida, em relação à visão de vida que se resume em trabalhar para ter o suficiente para sobreviver. Assim, o espírito capitalista e a determinação econômica inspiram uma luta constante sobre qualquer tradicionalismo econômico.
Weber cita as conhecidas máximas de Benjamin Franklin: “Tempo é dinheiro”– qualquer tempo em que não se está trabalhando custa o dinheiro que poderia ter sido ganho; “Crédito é dinheiro” – se alguém deixa uma quantia em dinheiro em minhas mãos por mais tempo que o esperado, está me dando os juros, ou tudo o que eu possa fazer com ele durante esse tempo; “O dinheiro pode gerar dinheiro” – quanto mais dele houver, mais produz a cada aplicação, de modo que seus jurosaumentam cada vez mais. De acordo com Franklin, o homem tem espírito capitalista, mas não sabe como ganhar dinheiro.

CAPITULO III – A CONCEPÇÃO DE VOCAÇÃO DE LUTERO
Neste capítulo de seu livro, weber busca a raiz do sistema capitalista no conceito protestante de vocação. Em suas próprias palavras, “já não resta dúvida de que na palavra alemã Beruf e talvez mais claramente ainda na palavrainglesa Calling está pelo menos implícita uma conotação religiosa de uma tarefa confiada por Deus. Quanto maior a ênfase colocada na palavra em um caso concreto, mais evidente a conotação”.
A palavra profissão, que por diferentes línguas, carrega a idéia de uma missão imposta por Deus, não demorou a ser notada e com isso todos os povos protestantes adotaram seu significado atual, no...
tracking img