UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO

TRABALHO AVALIATIVO

George

SantaMaria, 2007

INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresento um pouco sobre o livro “A ética protestante* e o espírito do capitalismo” (em alemão Die protestantische Ethik und der Geist desKapitalismus) escrito por Max Weber, um sociólogo e economista alemão, escrito entre 1904 e 1905 como uma série de ensaios que, mais tarde foram publicados em livro, no qual sua principal tese era de que odesenvolvimento econômico sofreu uma forte influência das idéias religiosas, ele trata a relação entre o espírito do capitalismo ocidental e a ética do Protestantismo.

* Protestante = Diz-se demembros de seitas não católicas da religião cristã, com exceção dos ortodoxos.

CAPITULO I – FILIAÇÃO RELIGIOSA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Weber observa que, dando uma olhada nas estatísticas dequalquer país que possui uma notável mistura religiosa, geralmente os católicos ocupavam cargos profissionais de natureza humanísticas, enquanto que os protestantes os cargos mais técnicos, e emconseqüência disto, havia mais representantes nas industrias, em grandes cargos empresariais e técnicos de nível superior. O fato dos protestantes terem uma maior porcentagem de participação em instituiçõessuperiores pode ser explicado devido à riqueza familiar, que neles era muito superior se comparado aos católicos.
Weber citou em seu livro uma definição dita por um escritor da época, que falava: “Ocatólico é mais quieto, tem menor impulso aquisitivo; prefere uma vida a mais segura possível, mesmo tendo menores rendimentos, a uma vida mais excitante e cheia de riscos, mesmo que esta possa lhepropiciar a oportunidade de ganhar honrarias e riquezas”. Tendo dito isto, pode-se perceber o quão exato poderia ser os pensamentos de weber sobre esse assunto.
Animado com os resultados... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Resenha - a ética protestante e o espírito do capitalismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-%C3%89tica-Protestante-e/44037.html

MLA

"Resenha - a ética protestante e o espírito do capitalismo" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-%C3%89tica-Protestante-e/44037.html>.

MLA 7

"Resenha - a ética protestante e o espírito do capitalismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-%C3%89tica-Protestante-e/44037.html>.

CHICAGO

"Resenha - a ética protestante e o espírito do capitalismo." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-%C3%89tica-Protestante-e/44037.html.