resenha xadrex das cores

532 palavras 3 páginas
RESENHA DO FILME:

O XADREZ DAS CORES

O filme O xadrez das Cores trata da história da convivência entre uma mulher branca e outra negra, a Maria uma senhora viúva, idosa, sem filhos, doente e muito solitária, totalmente dependente, e Cida uma jovem, negra, pobre, sem filhos, trabalhadeira, honesta, independente, habitante em uma comunidade muito pobre. Daí a senhora Maria contratou a jovem Cida como sua empregada e também como sua cuidadora. No entanto, apesar da eficiência e da honestidade de Cida, Maria a xingava muito, falava palavras preconceituosas e discriminava-a, bem como humilhava a sua funcionária, apenas porque ela era negra. Mesmo nos momentos de diversão era perversa, racista. Não sabia ela que o seu único divertimento seria o instrumento de libertação de Cida e dela própria o xadrez.

A senhora Maria gostava de jogar xadrez, mas não tinha companhia, ela sempre pegava o jogo e ficava mexendo com as peças, sem ter com quem jogar. E Cida por ali ficava observando a atitude de sua patroa, ela procurava ajudá-la, mas não sabia como porque ela não sabia jogar xadrez. Então ela pediu a senhora Maria para lhe ensinar, a empregada aprendeu o jogo com muita determinação e passou a ser parceira de Maria sempre que ela queria jogar. E assim até mesmo no jogo, a sua patroa a discriminava.

Sempre que jogava, a senhora Maria tinha mais habilidades com o xadrez, ela sempre ganhava e toda vez que comia uma peça negra jogava-a no lixo, com muito desprezo que tinha pelos negros. Aquela atitude era como se estivesse jogando Cida no lixo, pois Cida era uma jovem negra.

Em casa, enquanto Cida manipulava as peças, observou as crianças da comunidade, onde ela morava brincando, e então resolveu fazer do xadrez uma saída para aquelas crianças não vivessem a situação de violência, pela qual passou o filho dela, que foi assassinado. Fato o qual a violência era a única coisa que deixava Maria e Cida em condição de igualdade, pois a patroa foi obrigada

Relacionados