RESENHA VIDEO CONHECIMENTO IMPIRICO

471 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO UNINOVAFAPI
CURSO: DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

ESDRAS MIRELLE
FRANCILENA MARIA ROSA FARIAS
TASSIANE DE SOUSA SILVA
HELLINE MEDEIROS DE CARVALHO

RESENHA DO VÍDEO-DOCUMENTÁRIO: Vox Populi – Reconhecimento da sabedoria popular

TERESINA
2015

Referências: com base no vídeo assistido pelo portal do NEAD http://ead.uninovafapi.edu.br/course/view.php?id=1686
Direção e produção: Renato Cirino e Renato Rodrigues
Resumo: O vídeo-documentário, numa perspectiva holística, aborda o diálogo entre o saber científico e saber popular e os preconceitos relacionados à produção do conhecimento chamado senso comum. Além disso, aponta uma possível solução, que, por meio da união entre os saberes, seja capaz de transformar o mundo em um lugar melhor para viver. (Fonte: curtadoctv)
Conhecimento Crítico:
O vídeo-documentário Vox Populi – Reconhecimento da sabedoria popular, debate os conceitos e mitos que envolvem o saber popular e o saber científico relacionados ao uso de medicamentos naturais e químicos.
Podem-se levantar questões tanto positivas como negativas sobre o tema abordado no vídeo. Levando em consideração, a utilização de produtos naturais para fins terapêuticos vem de muito longe que perdura até os dias de hoje. Antigamente não havia medicamentos industrializados, então como as pessoas se curavam das suas enfermidades? A natureza era sua maior fonte de medicamentos, onde eram extraídos todos minerais e vegetais tais práticas eram baseadas em teorias, crenças e experiências de culturas antigas, muitas de origens indígenas. Era através da Medicina tradicional de onde vinha a manutenção da saúde das pessoas.
Para a indústria farmacêutica a medicina tradicional é prejudicial para seu desenvolvimento, pois ainda existem pessoas que à adota como meio para manter a saúde, tendo como consequência a diminuição das vendas de medicamentos. As classes sociais baixas geralmente sãos as que mais adotam a medicina tradicional,

Relacionados

  • AULA 01
    4574 palavras | 19 páginas