Resenha vida de inseto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É sábado à tarde, o tempo está chuvoso e eu resolvi sem nenhuma dificuldade cair na minha cama e dormir aquele sono, porém para dar uma forcinha ao organismo (para o sono chegar logo) eu decidi assistir a um filme, que por sinal gosto muito: “Vida de Inseto”.
Vou começar com um resumo para que quem nunca assistiu entenda minha reflexão.
A história acontece em um formigueiro, onde todas asformigas fazem as mesmas coisas, do mesmo jeito, durante muito, muito tempo.
Elas colhem os grãos durante um longo período e fazem uma oferenda aos gafanhotos que exercem uma grande opressão ao formigueiro, pois são maiores e mais fortes.
Enquanto todas as formiguinhas seguem sua rotina, a rainha demonstra bastante tranqüilidade porque tudo está correndo como deveria igual a todos os outros anos. Masuma figurinha um tanto estressada acompanha toda a colheita com certa ansiedade, pois está em treinamento para assumir o lugar da Rainha, a princesa Ada.
Enquanto todos fazem a colheita do “mesmo jeito de sempre” surge uma formiga um pouco diferente das outras. Seu nome é Flik, e ele está testando sua nova invenção, uma geringonça um pouco desajeitada, porém uma forma diferente e mais eficaz decolher os grãos que tornaria a colheita mais rápida e a vida das formigas mais tranqüila.
Porém sua invenção acaba trazendo um grande problema para o formigueiro, pois após um grande desastre ele perde toda a colheita realizada.
E então, com a chegada dos gafanhotos para pegarem sua oferenda, as formigas se vêem em uma situação realmente complicada, pois precisarão colher tudo novamente para quenão sejam castigados.
Enquanto Flik espera por sua sentença ao ser julgado por seu “grande erro” ele continua pensando e tem mais uma grande idéia, iria buscar ajuda fora do formigueiro para livrar as formigas do domínio dos gafanhotos.
Para se livrar dele, todos concordam que ele saia do formigueiro em sua nova e fantasiosa jornada, assim as formigas voltariam à colheita como sempre fizeramsem que ele atrapalhasse novamente.
Mesmo com todas as dificuldades e sendo enganado por uma trupe circense fracassada (só para lembrar a trupe era formada por insetos também) ele elabora um grande plano e no final sua força de vontade, iniciativa, autoconfiança, garra e lealdade ao formigueiro fazem com que as formigas enxerguem que juntas elas são muito mais fortes que os gafanhotos.
Quando oformigueiro resolveu trabalhar em equipe por um objetivo comum, as formigas conseguiram se livrar da opressão dos gafanhotos e aprenderam que ao acreditar em seu potencial o formigueiro se tornou um lugar tranqüilo e feliz para se viver.
E o que Formiga tem a ver com Gente?
Hoje podemos observar que muitas pessoas trabalham e vivem como as formigas (não tenho nada contra as formigas e elas tambémtem exemplos muito positivos a nos trazer, mas nesse caso vou usar apenas a abordagem do filme para essa análise), fazendo tudo sempre igual aos outros, por ser mais fácil, porque todos já estão acostumados e tudo que é igual é mais fácil de ser aceito.
Porém, algumas vezes nos deparamos com alguns “Fliks” (a formiguinha empreendora e atrapalhada) por aí. E na maior parte das vezes (como nofilme), a figura do Flik não é aceita com muita facilidade.
O que acontece é que fazer as coisas do jeito que todo mundo faz é sempre mais conveniente, pois minimiza as chances de algo sair errado, ou de não agradar a quem está acostumado a “colher grãos sempre do mesmo jeito”.
Mas eu, particularmente, prefiro acreditar nos Fliks que estão por aí.
Apesar de não ser nada fácil, pois os Fliks sãoquestionadores, são criativos, são motivados e ao invés de fazer tudo igual a todo mundo, estão sempre inventando ou pensando em algo novo. Ser inovador é estar em busca de mudar os padrões e isso requer coragem e confiança, pois sempre existe o risco das coisas não darem certo ou não funcionarem do jeito que esperamos ou do jeito que os outros esperam (mas os outros sempre fizeram do mesmo jeito...
tracking img