Resenha Usos Socias da Ciência - Pierre Bourdie

1417 palavras 6 páginas
BOURDIE. Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Texto revisto pelo autor com a colaboração de Patrick Champagne e Etienne Landais; tradução Denise Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

Maria da Conceição Silva Rosa
Geógrafa – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas
Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimentto Sustentável.

Bourdie nesta obra, que foi produto de uma Conferência, seguida de debate, realizada no Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, em março de 1997, faz e leva-nos a uma reflexão crítica sobre os diversos usos sociais da Ciência e da produção científica para a sociedade, analisando para tal sua estrutura interna e contexto histórico.
Neste contexto, como bem reforça o autor, para realizar uma reflexão combativa parte da aplicação da noção de “campo” à Ciência, através do conceito de “campo científico”, ressaltando que, a exemplo de outros campos, este também reproduz relações de força e dominação, se constituindo em campo de lutas travadas entre diversos agentes, e é justamente a presença destes agentes que condicionam diretamente a existência do campo. Os mesmos estruturam relações objetivas entre si, sendo a posição que ocupam na estrutura e o volume de capital (o capital científico) que movimentam, que definirão os rumos da pesquisa científica, ou seja a definição do conjunto de objetos importantes para os pesquisadores, logo, onde e como se centralizarão os esforços de pesquisa. Segundo o autor há duas espécies de capital científico: o temporal ou político e o prestígio pessoal (ou capital científico puro). O primeiro compreende a ocupação de posições importantes em instituições científicas, que lhes propricia a tomada de decisão; e o segundo, é oriundo do reconhecimento da competência de um cientista, e que por sua vez acaba por resultar em certo nível de autoridade a quem o detêm. E este último para Bourdie, se constitui na forma mais

Relacionados

  • sociologia
    16001 palavras | 65 páginas