Resenha - urbanismo na periferia do mundo globalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA - URBANISMO NA PERIFERIA DO MUNDO GLOBALIZADO

O entendimento do processo de urbanização nas cidades brasileiras só pode se dar atravéz de uma análise complexa de diversos fatores. AErmínia Maricato faz isso, objetivando um conhecimento da realidade brasileira, no texto: URBANISMO NA PERIFERIA DO MUNDO GLOBALIZADO: metrópoles brasileiras.
O processo de urbanização é marcado pelocrescimento extremamente rápido das cidades. Pelo processo de industrialização com baixos salários, pelas desigualdades sociais, pelas mudanças em diversos indicadores, pelo desenvolvimento e modernizaçãoe pelas influências herdadas desde o período colonial.
Diversos indicadores sociais indicam melhoras, nem sempre homogêneas. Pôde-se constatar uma diminuição na mortalidade infantil, na taxa denatalidade e aumento na esperança de vida ao nascer. Embora, as cidades facilite o acesso à diversos serviço, não pode-se afirmar que as melhoras dos indicadores estão relacionados ao processo deurbanização.
A industrialização, é outro fator que gera mudanças na cidade. Pois há a inserção de novos equipamentos, como eletrodomésticos, ou até mesmo automóveis. Esses passam a conviver muitas vezes emmoradias que lembram uma era pré-moderna, sem muitos recursos. Gerando um grande contraste.
E mesmo com as melhoras, há a reprodução de novos e antigos males, principalmente à aqueles excluídossocialmente. Uma vez que, o crescimento urbano sempre se deu junto com o aumento da exclusão social.
Com o inchaço das cidades, essa exclusão gera uma vasta quantidade de problemas. Como uma periferiacrescente, com altos índices de violência, e uma população, normalmente, desprovida dos seus direitos sociais e civis básicos.
Todo esse contexto encontrado nas cidades brasileira tem suas raízes em cincoséculos de formação da sociedade brasileira. Uma sociedade que desde seu processo de colonização, pode ser reconhecida pela concentração de poder nas mãos de poucos. E são esses poucos que...
tracking img