Resenha - Uma Garrafa no mar de Gaza de Valérie Zenatti

1593 palavras 7 páginas
Colégio Regina Mundi
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Mathias

Resenha Crítica:
Uma Garrafa no mar de Gaza de Valérie Zenatti

Índice

1. Introdução
1.1 A autora

2. História
2.1 Contexto Histórico
2.2 Síntese (Resenha crítica)

3. Conclusão

1. Introdução
1.1 A autora
Valérie Zenatti nasceu em Nice, França, e morou lá até seus 13 anos de idade, posteriormente ela se mudou para Jerusalém com seus pais, onde prestou seu serviço militar*, ato que inspirou a confecção de um de seu livro “When I was a soldier”.
Hoje em dia a autora vive em Paris, trabalhando como tradutora de hebraico e como escritora.
* Em Israel, o alistamento é obrigatório para todos que completam 18 anos e independe do sexo.

2. História
2.1 Contexto Histórico

Para compreender o livro “Uma garrafa no mar de Gaza” é preciso situar-se do contexto histórico em que se encontram os palestinos e israelenses. Desse modo, é possível entender o porquê dos ataques terroristas, o porquê do toque de recolher na Faixa de gaza e até mesmo, o porquê da escrita, intencionalmente, boçal de Naim - a princípio.
Atualmente com ajuda dos EUA , Israel subsidie nos territórios ocupados e continua não concordando em obedecer a resolução 242 das nações unidas - que impõem ao país a retirada de toda população das regiões conquistadas durante a Guerra dos Seis Dias.
Os atentados entre Israel e Palestina têm em sua essência raízes culturais que vem os acompanhando à vários séculos. Em uma explicação bem sucinta, o conflito se resume na disputa de território por várias razões( sociais, religiosas, políticas.), e nesse contexto os palestinos reivindicam um estado.
Em 1947, a ONU tentou resolver o problema e sugeriu a criação de um "Estado duplo": o território seria dividido em dois Estados, um árabe e outro judeu, com Jerusalém como "enclave internacional". Os árabes não

Relacionados