RESENHA - UM JESUÍTA A SERVIÇO DO BRASIL HOLANDÊS

1533 palavras 7 páginas
Universidade Federal Fluminense
Resenha Crítica

Nome: Lucas de Paula Arnaud
Livro: Traição, um Jesuíta a serviço do Brasil holandês processado pela Inquisição
Autor: Ronaldo Vainfas
Editora: Companhia Das Letras
Ano: 2008

O livro Traição, um jesuíta a serviço do Brasil holandês processado pela inquisição escrito por Ronaldo Vainfas trata da vida do jesuíta Manuel de Moraes. Nascido possivelmente no ano de 1596 – imprecisão dos documentos-, mameluco natural de São Paulo filho de pai bandeirante e de mãe filha de portugueses, Manoel nasceu num meio tipicamente paulista, onde a língua geral e o apresamento de índios eram aspectos predominantes e comuns nessa capitania. Cresceu também, num ambiente onde os jesuítas estavam muito presentes, catequizando os índios nos aldeamentos. Muitos padres fracassavam nas suas missões, devido à dificuldade de compreensão entre as duas partes, como mostra Maria Regina Celestino de Almeida:

“ Índios e padres comunicavam-se e entendiam-se pela língua geral, mas os códigos e as lógicas socioculturais distintos influenciavam suas formas de compreensão. Não foram poucos os sucessos de conversão narrados pelos padres que culminaram em grandes fracassos”.
(Almeida, Maria Regina Celestino de. “A ressocialização nas aldeias: as múltiplas etnias tornam-se índios aldeados e súditos cristãos do Imério Português”.).
Daí um dos motivos do destaque de Manoel de Moraes, um homem ambicioso que dominava não só a língua, mas os códigos e lógicas indígenas.
Ajudado por Gonçalo Madeira, Manoel vai para Bahia onde adquire uma formação religiosa nos moldes Inacianos no Colégio da Bahia. Ali professa três dos quatro votos jesuítas: pobreza, obediência e castidade, faltando apenas o voto de obediência ao Sumo Pontífice. Dado suas grandes qualidades como missionário – conhecimento em teologia, fervor religioso e espírito de liderança- Domingos Coelho, provincial da Companhia de Jesus, confiou ao novo jesuíta o posto de superior de um

Relacionados

  • Walter Isaacson Einstein Sua Vida Seu Universo
    260477 palavras | 1042 páginas