Resenha um beijo de colombina

814 palavras 4 páginas
Ensaio do livro Um Beijo de Colombina de Adriana Lisboa

Adriana Lisboa nasceu em 25 de abril de 1970 no Rio de Janeiro e atualmente mora nos Estados Unidos. Com formação em música e letras, doutora em literatura comparada pela UERJ (Universidade do estado do Rio de Janeiro), foi cantora, flautista e professora. Foi ainda pesquisadora visitante no Nichibunken, em Kyoto (2006), na Universidade do novo México (2007) e na Universidade do Texas em Austin (2008 e 2009) e sua ocupação atual é de romancista, contista e tradutora.
Adriana é uma grande revelação da literatura brasileira e já recebeu prêmios importantes como o José Saramago em Portugal por ter sido considerada importante para a divulgação e o enriquecimento do patrimônio literário em língua portuguesa devido ao romance Sinfonia Em Branco, recebeu também o Prêmio Moinho Santista pelo conjunto de seus romances e o prêmio autor revelação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por Língua de Trapos.
Seu terceiro livro, Um Beijo de Colombina, é um notável romance do qual não deixa dúvidas quanto a seu talento. A grande inspiração desse romance é a obra poética de Manuel Bandeira o que torna a história ainda mais interessante elevando o mérito de sua jovem e premiada autora, que se utiliza de títulos, trechos de poemas e nomes de personagens de Bandeira de forma a entranhá-los na textura do romance.
Rebuscando a idéia de Bandeira que defendia que “a poesia está nas pequenas coisas - tanto no amor como nos chinelos, tanto nas coisas lógicas como nas disparatadas,” (ou como ele apresenta neste outro trecho) “...nas pevides de uma maçã, era capaz de ver palpitar a vida infinitamente” Adriana traz essa visão para o amor:
“O amor é um milhão de pequenas coisas (...) uma flor murcha, um marcador amarelo de textos, um disquete de computador, uma chave de fenda, um quadro de avisos onde se espeta um bilhete, um peso de papel azul que reproduz o globo celeste, uma cama desfeita ao meio dia e um copo

Relacionados

  • nova eja mod 3 vl 1
    46054 palavras | 185 páginas
  • PDF de algo
    52752 palavras | 212 páginas
  • Resumo resumido
    194234 palavras | 777 páginas