Resenha - (Totonha e o filme de Stephen Daldry)

331 palavras 2 páginas
A leitura é algo fascinante, pelo fato de proporcionar conhecimento, e o conhecimento é intocável, é pessoal, ninguém pode tomar o conhecimento adquirido. A leitura abre portas, muda a maneira de enxergar o mundo, assim como à falta da leitura dificilmente abrirá portas, na vida proffisional principalmente, devido à falta de conhecimento.
Mas o meio no qua a pessoa está inserida, possui bastante influência na forma de enxergar o mundo. No texto Totonha, de Marcelino Freire, a personagem Totonha, já está acomodada e conformada no tocante à ausência da leitura e escrita. Devido as condições impostas pela vida, o mais importante para ela é receber os benefícios do governo, para fazer a feira, mercado e entre outros. No texto não afirmaram que Totonha é do interior, porém pelo desenvolvimento (desenrolar) do texto, fica evidente que ela é do interior, e esse interior possui poucos recursos.
É vergonhoso não saber ler e/ou escever? A resposta muitas das vezes está condicionada a qual tipo de sociedade a pessoa está inserida.
No caso da personagem Totonha, no texto Totonha de Marcelino Freire, ela não sente vergonha, pois a a maioria das pessoas do convívio dela, provavelmente também não sabem ler e nem escrever, devido à falta de recursos do munícipio. Para ela, quem nasce pobre, tem que somente viver como pobre e não precisa buscar melhorias de vida.
No filme , O Leitor, a personagem Hanna, teve vergonha por sua condição de não saber ler e escrever, devido ao julgamento preconceituso que sofreria, caso todos ficassem sabendo desse fato, e preferiu aceitar a dura pena perpétua do que falar a verdade. Portanto a sociedade influencia, se é vergonha não saber ler.
A personagem Hanna, enquanto esteve na prisão, aprendeu a ler e escrever, pela força de vontade e com ajuda de Michael - antigo namorado – no qual gravava a leitura dos livros e mandava para Hanna na prisão.

Relacionados

  • Resenha O Leitor e Totonha
    1292 palavras | 6 páginas