Resenha TO Ricouer Fenomenologia E Hermen Utica

1192 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações
Teoria das Organizações
Prof. Dr. Paulo Ferraresi Pegino

Resenha de:
PAUL RICOEUR
Phenomenology and Hermeneutics, in Nous, vol. 9 – no. 1
Chicago: Wiley-Blackwell, 1975, p. 85-102.

Silvio Renato Moretto Esteves
18/04/2015
Fenomenologia e Hermenêuticas
I. A CRÍTICA HERMENÊUTICA AO IDEALISMO HUSSERLIANO
O filósofo Paul Ricouer, inicia seu texto propondo: Que a hermenêutica não prejudicou a fenomenologia, mas apenas sua interpretação idealística (1ª Tese), e que ambas - hermenêutica e fenomenologia - se pertencem mutualmente, sendo a fenomenologia incapaz de existir sozinha sem as pressuposições hermenêutica (2ª Tese). Na primeira parte do ensaio, o autor pretende revelar a divergência que separa a tarefa da hermenêutica de qualquer expressão idealista da fenomenologia (p. 86).
Baseado no idealismo Husserliano, Ricouer submete sistematicamente a hermenêutica critica, ponderando sobre: a) O ideal de cientificismo o qual a fenomenologia demanda não estar conectado com as ciências, e nem mesmo com seus axiomas. b) A principal fundação é na ordem da instituição. c) Subjetividade é o lugar de intuitividade plena, e que toda transcendência é duvidosa, e apenas o que reside dentro das pessoas é indubitável. d) Subjetividade então é promovida para um papel transcendental e não é a consciência empírica o objeto da psicologia. e) O processo de reflexão desenvolve suas próprias implicações éticas, ou seja, reflexão é o ato imediato e auto responsável (p. 87).
Indo contra do idealismo Husserliano, afirma que é possível de se opor à hermenêutica, teses a teses, colocando em duvidas não a fenomenologia, mas somente a este idealismo. Ele então usa a seguinte aproximação: a) O ideal do cientificismo entendido pelo idealismo Husserliano como justificativa máxima, encontra o seu principal limite na condição ontológica da compreensão (p.88). b) A exigência Hursseliana

Relacionados