Resenha tipologia de discursoe regras conversacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SANTA INÊS
DISCIPLINA
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL


TRABALHO DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
TIPOLOGIA DE DISCURSOE REGRAS CONVERSACIONAISORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. São Paulo: Pontes, 1996.

1. INTRODUÇÃO
1.1 “Como a apropriação da linguagem é social, os sujeitos da linguagemnão são abstratos e ideais, mas [...] ao mesmo tempo, o seu ‘próprio’ e o ‘complemento’ do outro, os interlocutores consistem-se na bipolaridade contraditória daquilo que, por sua vez, constituem: otexto (o discurso) enquanto sua unidade”. (p. 150).
1.2 “[...] as regras de discurso [...] são regras que supõem um relação homogênea, simétrica e estável entre interlocutores”, (p. 151).
2. A PROPOSTADE UMA TIPOLOGIA
2.1 “[...] essa tipologia devia [...] ter como características a interação e a polissemia. [...] Da primeira resulta o critério que leva em conta o modo como os interlocutores seconsideram [...] O outro critério tema ver com a relação dos interlocutores com o objeto do discurso [...] Daí termos os tipos de discurso como segue; [...] Discurso lúdico [...] Discurso polêmico [...]Discurso autoritário”: (p. 152, 153, 154).
2.2 “[...] o processo parafrástico e o polissêmico, [...] estabelece uma referência para a constituição da tipologia”, (p.155).
3. DISCURSO, TEXTO,DIÁLOGO
3.1 “[...] discurso [...] é aquele em que se considera que a relação estabelecida pelos interlocutores, [...] são constitutivos da significação de que se diz”. (p. 157).
3.2 “Do ponto de vistadiscursivo, as palavras, os textos, são partes de formação discursivas que, por sua vez, são partes de formação ideológica. [...] assim é que se considera o discurso como fenômeno social”. (p. 158).
3.3“[...] discurso e texto [...] eles equivalem, mas em níveis conceptuais diferentes. [...] texto é a unidade complexa de significação, consideradas as condições de sua realização. É então uma...
tracking img