Resenha texto: o desenvolvimento industrial do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de juiz de Fora
Faculdade de Administração
Formação Econômica do Brasil

Resenha Descritiva
O Processo Brasileiro de Industrialização: Uma Visão geral
Flávio R. Versiani(Universidade de Brasília)
Wilson Suzigan (Universidade Estadual de Campinas)

A obra em questão faz uma analise dos aspectos do desenvolvimento da Indústria no Brasil. Considerando a transição daeconomia essencialmente agrícola, os fatores que estimularam o surgimento da Industria, fatores que afetaram positiva e negativamente o seu desenvolvimento, a interferência do Estado nesse processo epor fim, o surgimento de Instituições Governamentais para fomento do processo.
O os capítulos da seguinte forma: propósito e fundamentos do estudo, apresentação em números da economia brasileira noperíodo analisado, os fatores que influenciaram o desenvolvimento da Indústria, a participação do Estado no processo, as políticas adotadas pelo Estado, política comercial e planejamento.
A partir doprimeiro estudo da atividade industrial no Brasil, realizado em 1907 pode-se perceber que a indústria nacional já atendia uma boa parte da demanda dos produtos que antes eram importados. O resultado dapesquisa foi motivo de estranheza visto que a impressão era de uma economia ainda essencialmente agrícola. A partir dos resultados do estudo apresentado em 1907 deu-se inicio a uma investigação dosfatores desse desenvolvimento tais como a origem do capital investido e as raízes do empresariado industrial.
Na década de 20 dois setores eram responsáveis por 60% do valor adicionado a economia: aindústria têxtil e a de alimentos. Acrescidos os valores da indústria de bens não duráveis esses valores chegaram a 70%. A diversificação da Indústria deu-se a partir das década de 20. Até o fim dadécada de 30 a industria era predominantemente de bens não duráveis. Nas duas décadas que se seguiram começou o surgimento de novas indústrias nos setores de transporte, mecânica, material elétrico, e...
tracking img