Resenha texto A geografia Ativa; Pierre George.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do texto: A geografia Ativa; Pierre George.


Os antecedentes, uma fase inicial correspondente á elaboração de mapas, expedições e etc... O uso da geografia para as expedições, busca por novos territórios e missões realizadas. Na utilização dos instrumentos de guias e circulação para viagens. A existência de duas orientações de pesquisa, a primeira atuando nas relações de casualidadee podendo ir até o desejo de formulação de leis da geografia; a segunda se afirma mais diretamente utilitária. A relação do físico, com a vida humana, a vida das cidades com os fatores físicos.
O autor cita um trecho do livro O Cosmos de Alexandre Humboldt, enfatizando que é o primeiro ensaio de apresentação das correlações geográficas. “A descrição do mundo físico é a descrição... da açãosimultânea das forças da natureza e das formas das quais são os produtos.” O autor cita apresentando que as forças da natureza modificam o espaço e formam o produto de todas as suas modificações.
No século XIX a proposta feita por Karl Ritter, construindo uma proposta lógica do mundo determinando relações diretas entre a Geografia e a História, entre o meio e as características originais dassociedades da época. Propondo que a natureza não é a única potência causal, e que o próprio homem transforma a Terra assim, se tornando um agente de transformação do ambiente. Uma aplicação de um pensamento cientifico na Europa Ocidental, tendo como destaque autores como: Ratzel, Hettner, Huntington...
A geografia militar, que tem como função principal a cartografia, diversas formas de levantamentosgeográficos, tendo como base a ajuda na conquista territorial, análise exata das condições do terreno para possível exploração do estado. A geografia Aplicada, a geografia colonial destinada ao mesmo tempo na ajuda em busca do conhecimento do território, ajudava na economia, politica e nos negócios feitos na época. Interessava-se em buscar mostrar a população que ações na colônia ajudariam as naçõeseuropeias no aumento das suas riquezas, como nesse trecho citado pelo o autor: “A pior das caricaturas da geografia aplicada da primeira metade do século XX foi à geopolítica, justificando automaticamente qualquer reivindicação territorial...” ratifica-se, que a geografia era restritamente usada pelos governos para chamada “ilusão do povo” que as explorações nas colônias eram essenciais e necessáriaspara as grandes nações. A divisão da geografia aplicada, em prática e explicativa, a primeira defendendo os interesses militares, sempre servindo a nação na busca por novos territórios e posse dos mesmos. A segunda sendo utilizada no compromisso social e público. Nessa busca por diversos conhecimentos, a geografia cientifica surgiu como alternativa na relação entre os fatos naturais e a evoluçãodo homem no espaço, e todo seu desenvolvimento. Assim concretizando diversos trabalhos científicos, primeiramente sendo locais ou regionais. Os geógrafos da época adaptavam sua pesquisa aos fatos que ocorriam naquele momento, levando como padrão o mesmo molde usado por engenheiros e técnicos.
As diferenças politicas das nações no século XX faziam os geógrafos pensarem em uma geografia aplicada,diferentes nações, com diferentes economias, desenvolvimento e politica. Exigia do mesmo uma observação ao fundo em busca de uma geografia mais aplicada, tratando-se assim de espírito mais centralizador na análise dos fatos e de informações nessas nações.
O objeto e os métodos da geografia
O estudo geográfico tendo como objeto de estudo o espaço terrestre, o geógrafo e pesquisador se dividempara aprofundar o estudo especifico o chamado estudo físico aonde se observa que aprofundamento na área da ciência biológica e ciências da natureza, o estudo das plantas e animais. Ao contrário o esclarecimento e a busca de interpretar as relações existentes no meio, na constituição e formação do espaço como totalidade assim dizendo, o estudo humano busca a fonte de todo conhecimento nas teorias...
tracking img