Resenha TermsAndConditionsMayApply Mari lia

801 palavras 4 páginas
TERMS AND CONDITIONS MAY APPLY

HOBACK, Cullen. Terms and Conditions may apply. Documentário americano do ano de 2013. Duração 79 minutos.

Uma trama que se desenvolve revelando surpresas sobre o simples fato de navegarmos na internet. No documentário Terms and conditions may apply se revela uma intensa pesquisa, recheada de dados importantes sobre o comportamento dos usuários da rede, bem como o comportamento desta indústria diante destes fatos.
O filme de Hoback leva-nos por um túnel, para tentar responder à pergunta: A privacidade está morta? No processo, ele nos expõe a uma enorme quantidade de legislações, que nós mesmos temos consciência de que nem sequer são lidas. Como Hoback apontou em um artigo recente, o Vale do Silício "sabe" que o anonimato não é rentável. Isso tem levado gigantes da Internet, como Google e Facebook à transformar a Internet em uma engrenagem que nos transforma em um estado de vigilância em tempo real.
De acordo com o filme, você não precisa olhar mais longe do que esses termos e condições que você nunca leu, que vem com todos os aplicativos que você baixar e cada site que você visita. Ao clicar no botão "Concordo", você cegamente concorda em entregar sua vida e interesses de corporações de bilhões de dólares, para fazerem com estas informações o que bem desejarem. Muitas vezes, isso significa vender a sua informação para o maior lance ou compartilhá-lo com o seu governo. Esta abordagem fica muito presente durante o documentário, a grande preocupação para além da venda entre corporações, quando a figura do governo aparece na trama, o termo vigilância também passa a ser repetidamente citado. A maioria de nós nem sequer percebe isso. Nosso governo faz, republicanos e democratas igualmente, mas quase ninguém parece se importar com a gravidade do tema. Afinal, esses dados são um tesouro que eles podem acessar, basta chegar na base de dados coletados pelo Facebook, Google, e outras empresas.
A presença da

Relacionados