Resenha Tempos Modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Tempos Modernos

 “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.” (CHAPLIN, 1936).
Este filme retrata a vida dosempregados após a crise de 1929 em que a maioria da população estava desempregada e passando fome, o que acabou gerando a Revolução Industrial, aonde teve manifestações dos empregados e a luta por umemprego.
O filme critica o capitalismo, mostrando a substituição de homens por máquinas, levando a escravidão, quando demonstrado um protótipo de máquina que alimentaria os empregados enquanto osmesmos trabalhavam, para que não precisassem parar o trabalho para comer, também mostra o capitalista (chefe da fábrica) observando e controlando os empregados por telões, sempre ordenando queaumentasse a velocidade da produção.
O trabalho repetitivo e contínuo levou o Carlitos (personagem de Chaplin) à loucura, então ele foi pra um hospital e quando foi liberado foi confundido com um lídercomunista de uma manifestação e foi preso, após isso ele teve permissão para sair da prisão, porém preferia ficar lá, mas por ser liberado ele começou uma nova luta para sobreviver, e conheceu uma mulherpobre da qual ficou ao lado para lutarem juntos pela sobrevivência, em meio ao desemprego e fome.
A realidade mostrada pelo filme é válida ainda hoje, pois o empregado continua sendo um objeto daempresa, o homem continua sendo transformado em uma máquina, continua sendo tratado como uma engrenagem do sistema capitalista, apenas cumprindo o que lhe é ordenado.

Resenha: Metrópolis

Este filmeretrata a desigualdade entre classes, entre os ricos que viviam na superfície da cidade, aonde havia um jardim dos prazeres e os operários que viviam no subterrâneo, na cidade dos trabalhadores,abaixo das máquinas em que trabalhavam. É demonstrado no filme o que aconteceria caso o industrialismo continuasse inconsequentemente, tudo ocorre após o auge da revolução industrial.
Joh Fredersen é o...
tracking img