Resenha: tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMPO, DISCIPLINA DE TRABALHO E CAPITALISMO INDUSTRIAL
Para a camada superior da humanidade, o tempo é um inimigo,
e [...] a sua principal atividade é matá-lo; ao passo que, para
os outros, tempo e dinheiro são quase sinônimos.
Henry Fielding, Na enquiry into the causes of the
late increase of robbers (1751)
A Europa Ocidental, nos anos entre 1300 e 1650 foi marcada por diversasmudanças significativas na sua cultura intelectual. Com o avanço do século XVII, houve uma preocupação entre a relação com o tempo e com o que se fazia com esse tempo, e essa idéia logo foi se expandindo.
O autor chega a analisar de que maneira, essa mudança na noção de tempo estava afetando e influenciando os hábitos internos dos trabalhadores, pois se a mudança para a sociedade industrial trouxeconsigo uma nova estrutura nos hábitos de trabalho, como tudo isso teria uma relação? E para eles esse relacionamento com o tempo, tinha grande ligação com as tarefas domésticas e a rotina de trabalho, sendo sempre descrita como uma orientação pela as tarefas. E essa relação entre o relógio e as tarefas, não se perdeu totalmente, persistindo em alguns lugares até os dias de hoje, sendo maiscompreensível do que o trabalho de horário marcado, também é comum não haver separação entre o trabalho e a vida, onde essas relações sociais se misturam para o camponês ou artesão. Mesmo que este seja um pequeno agricultor, ainda assim existirá a divisão do trabalho, nesse caso o tempo já está começando a se transformar em dinheiro.
O grande fazendeiro, que é o empregador, a partir do momento em quecontrata mão de obra, nos leva a observar que o tempo pela orientação de tarefas dá lugar ao trabalho por horário marcado, medindo-se o trabalho em dias, pois tempo é dinheiro.
Com o passar do tempo os relógios foram sendo aperfeiçoados, e passou a ter um simbolismo de status entre a gentry, os comerciantes, fazendeiros e mestres, talvez por sua complexidade no formato e a preferência pelo metalprecioso tenha aumentado esse simbolismo. Devido essa procura, impõem-se um fracassado imposto sobre os relógios.
O relógio além de útil, ele controlava o ritmo da vida industrial, sendo crucial para impulsionar o avanço do capitalismo industrial, e conferia prestígio a quem o possuía.
Voltando para os hábitos de trabalho, vemos que antes da indústria movida a máquinas, o mesmo trabalhadorrealizava diversas tarefas sem sincronização. Assim permaneceu no início do desenvolvimento da manufatura e da mineração, além de não existir um tempo específico para cada tarefa, acontecendo um trabalho irregular, onde havia momentos de trabalho intenso e momentos que se gastava o tempo inutilmente, isso acontecia muito com aqueles que tinham o domínio de sua vida produtiva.
Outras irregularidades noritmo do trabalho existiam como a tradição da Santa Segunda-Feira e Terça-Feira, era poucos os que não respeitavam. Muitos utilizavam a Santa Segunda-Feira para realizar compras, negócios pessoais ou receber e entregar encomendas e também havia o domingo que era considerado o dia da família. Assim o esforço no trabalho de quarta a sábado era aumentado, de 14 a 16 horas de trabalho por dia. Otrabalhador rural já não tinha em certo sentido esse desperdício de tempo, pois ele trabalhava diariamente, havendo certa preocupação com o tempo. Portanto analisamos que o ritmo irregular de trabalho tinha toda uma estrutura formada por feriados, além das feiras tradicionais.
Devido à irregularidade do ritmo de trabalho, houve a necessidade de ter uma disciplina de trabalho. Crowley aponta anecessidade de um código civil penal para regular esse ritmo de trabalho. Na qual nos mostra, que o serviço deve ser calculado, havendo um registro de tempo, assim para registrar o tempo, tinham que usar o relógio, mas muitos usavam desse instrumento para burlar tais registros, através da utilização de relógios que andavam mais rápidos ou que eram mais lentos, por isso teve a necessidade de utilizar um...
tracking img