Resenha: tecnicas de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

ALAN ALYSSON ARRUDA TEMOTEO
CARLOS JOSÉ CESÁRIO DE SOUZA

TÉCNICAS DE ENSINO: NOVOS TEMPOS, NOVAS CONFIGURAÇÕES

CAJAZEIRAS – PB
2011
ALAN ALYSSON ARRUDA TEMOTEO
CARLOS JOSÉ CESÁRIO DE SOUZA

TÉCNICAS DE ENSINO: NOVOS TEMPOS,NOVAS CONFIGURAÇÕES

Trabalho apresentado como requisito para avaliação na Componente Curricular Didática do Curso de Licenciatura em Ciências do Centro de Formação de Professores da UFCG, do período 2011.1, sob a coordenação da professora Raimunda de Fátima Neves Coelho.

CAJAZEIRAS – PB
2011
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) ET AL. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações.Campinas, SP: Papirus, 2006 – (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

RESUMO

No ensino superior, como nas demais áreas profissionais, existe a necessidade de um constante aperfeiçoamento já que os usuários deste serviço tornam-se mais exigentes a cada dia. Neste contexto encontra-se o processo ensino-aprendizagem, onde se busca o equilíbrio entre aluno e professor e onde váriosfatores contribuem para sua eficácia, inclusive a adoção de técnicas de ensino, também chamadas de dinâmicas pedagógicas. Com a finalidade de facilitar a aprendizagem dos alunos, o professor deve utilizar-se de técnicas de ensino-aprendizagem levando em consideração o desenvolvimento de capacidades desejáveis no aluno. Para uma eficiente seleção de técnicas de ensino-aprendizagem deve-seconsiderar então a aplicação de princípios psicológicos presentes na aprendizagem, as características fundamentais a uma aprendizagem ativa, os princípios relativos ao processo de aprendizagem do adulto e principalmente, o objetivo a ser atingido. Com o auxílio de técnicas o processo de ensino-aprendizagem proporciona ao professor e aluno serem agentes ativos na construção do saber. Este livro tem porobjetivo evidenciar técnicas de ensino que desenvolvam as capacidades do aluno, como analisar, teorizar, aplicar, entre outras, como também possibilitar ao professor facilidade de escolha da dinâmica a ser executada em sala de aula. A importância da escolha adequada de uma técnica de ensino é uma realidade inquestionável para que o processo ensino-aprendizagem seja proveitoso e conduza aos resultadosesperados.

Credenciais do Autor

Ilma Passos Alencastro Veiga possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás (1961), Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadualde Campinas (1988). É professora titular aposentada e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília. É professora do Centro Universitário de Brasília. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professor, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico.

Descrição dos capítulos

No primeirocapítulo Jose Carlos Souza Araujo expressa o significado do titulo usado em seu texto “Do quadro-negro à lousa virtual: Técnica, tecnologia e tecnicismo”, mostrando a evolução dentro da sala de aula, também busca conceituar o ensino, historiando suas modalidades conhecidas como individual, mútua e simultânea, estruturar sua compreensão sobre os métodos tradicional, intuitivo, ativo e o propiciado pelotecnicismo pedagógico. Em seguida, mostra a significação das tecnologias educativas, apontando para os riscos de um neotecnicismo, mas reconhecendo o papel das técnicas e das tecnologias educativas como instrumentos de intervenção em vista da construção do próprio ser humano.
A justificativa para tal título se constitui em vista da centralidade do quadro-negro no processo educativo escolar....
tracking img